PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.03.2019 – CARJR

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 16/03 20:05 – Chuva moderada no MEIO OESTE e no PLANALTO NORTE, nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 16/03 19:22 – CHUVA MODERADA e localmente forte com RAIOS para a região do OESTE, nas próximas 2 hs. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO SMS 16/03 16:59 – CHUVA MODERADA a FORTE com RAIOS para a região do EXTREMO OESTE, nas próximas 2 hs. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 16/03 15:13 – Chuvas isoladas e pontualmente fortes em todo OESTE, nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ALERTA SMS – 16/03 12:13 – Risco de DESLIZAMENTOS para ARAQUARI e JOINVILLE. Ocorrências ligue 199 ou 193.

________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana de tempo instável em Santa Catarina

Sábado (16/03): PANCADAS DE CHUVAS ISOLADAS COM RAIOS EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: no Litoral Norte, chuva a qualquer hora do dia, especialmente nas áreas próximas ao Paraná. Nas demais regiões, sol com variação de nuvens. Do Oeste ao Planalto, pancadas isoladas de chuva com raios à tarde e noite.

Temperatura: em elevação, abafado devido à elevada umidade do ar.

Vento: sudeste/leste, passando a nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão no Paraguai com cavado e jato subtropical no sul do Brasil. Cavado no litoral de SP influenciando o Litoral Norte de SC.

__________________________________________

Domingo (17/03): PANCADAS DE CHUVAS ISOLADAS COM RAIOS EM ALGUMAS REGIÕES – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: muitas nuvens a encoberto em SC. No Litoral Norte, chuva isolada na madrugada e manhã, nas áreas próximas ao Paraná. Do Oeste ao Planalto, e Vale do Itajaí, condição de pancadas de chuva com raios desde a madrugada, atingindo o Litoral a partir da tarde.

Temperatura: mais amena devido à cobertura de nuvens.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

__________________________________________

Segunda-feira (18/03): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: segue instável com pancadas de chuva em SC, acompanhadas de raios, devido à baixa pressão entre baixos e médios níveis deslocando-se no sul do Brasil. A chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, especialmente do oeste ao sul de SC.

Temperatura: sensação de ar abafado devido à elevada umidade do ar.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas.

Terça-feira (19/03):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC, devido ao afastamento da baixa pressão em direção ao mar.

Temperatura: em declínio no fim do dia com a chegada de uma massa de ar mais frio ao Sul do Brasil.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas.

Quarta-feira (20/03):

Tempo: sol com variação de nuvens. No Oeste, pancadas isoladas de chuva à tarde e noite.

Temperatura: baixa, devido à massa de ar mais frio no Sul do Brasil.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

TENDÊNCIA de 21 a 30 de março de 2019

Início do Outono em 20/03 às 18h58min (Hemisfério Sul)

Nos dia 21 e 22, chuva principalmente no norte de SC. No dia 23, a passagem de uma frente fria traz chuva rápida para todas as regiões, seguida de outra massa de ar frio provocando declínio da temperatura a partir do dia 24. Nos dias seguintes, período marcado por chuva bem isolada e mal distribuída no Estado, com entrada de massas de ar frio típicas de outono, favorecendo madrugadas com temperaturas baixas especialmente na região serrana.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)
__________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
__________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil