PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 17.02.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 17/02/2017- 22h30min – Permanece a condição de pancadas de chuva com descarga elétrica no Norte de SC (Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte) na próxima hora. (Epagri/Ciram).

 —————————————————————————————————————–

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Sexta-feira (17/02)  – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: predomínio de sol em SC, no decorrer do dia. Durante a tarde e no início da noite, condições de pancadas isoladas de chuva com trovoada. Risco de temporais localizados com granizo, especialmente do Planalto ao Litoral.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas as trovoadas.

Sistema: massa de ar quente no Sul do Brasil.

 ————————————————————————————————————–

 

Sábado e Domingo (18 e 19/02) – – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – GRANIZO – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e algumas nuvens, e muito calor em SC. Entre a tarde e início da noite, pancadas localizadas de chuva com trovoada. Risco de temporais localizados com granizo, especialmente nos Planaltos Norte e Sul, Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas as trovoadas.

Sistema: massa de ar quente no Sul do Brasil.

 

 ————————————————————————————————————–

 

Segunda e Terça-feira (20 e 21/02) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor em SC, com pancadas de chuva no decorrer da tarde, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, próximo à divisa com o RS.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

—————————————————————————————————————–

 

TENDÊNCIA de 22/02 a 02/03 de 2017 

Maior parte do período com tempo firme, devido ao ar com menos umidade que predomina em Santa Catarina. Mesmo assim, ocorrem pancadas de chuva rápidas e localizadas associadas ao calor, típicas de verão. As pancadas de chuva devem ser mais frequentes a partir do dia 25/02.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo. 

 ————————————————————————————————————–

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 17/02/2017- 20h25min – Permanece a condição de pancadas de chuva com descarga elétrica em SC nas próximas 2 horas. Risco de temporal com granizo no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte (Epagri/Ciram).

AVISO 17/02/2017- 19h50min – Risco de temporal e granizo nas proximidades de Papanduva e Indaial, na próxima hora (Epagri/Ciram).

AVISO 17/02/2017- 19h00min – Permanece a condição de intensa atividade elétrica  com risco de temporal e granizo no Litoral Sul de SC, especialmente nas proximidades de Treviso, Tubarão e Jaguaruna, na próxima hora (Epagri/Ciram).

 

AVISO 17/02/2017 – 18h25min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em SC nas próximas 2 horas. Extensa área com núcleos de chuva mais intensa e maior atividade elétrica desde Porto União/Canoinhas, no Planalto Norte, a Vidal Ramos e Paulo Lopes no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde há risco de temporal com granizo. (Epagri/Ciram)

 AVISO 17/02/2017- 18h10min – Risco de granizo nas regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis, nas proximidades dos municípios de Treviso, Major Gercino e Paulo Lopes, na próxima hora. (Epagri/Ciram)

AVISO 17/02/2017- 17h25min – Risco de granizo nas proximidades do município de Santa Rosa de Lima e Pouso Redondo na próxima hora. (Epagri/Ciram)

SMS ALERTA 17/02 16:55 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para MIRIM DOCE.Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193 

ATENÇÃO 17/02/2017 – 16h45min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) em SC nas próximas 2 horas. Núcleos de chuva mais intensa entre o Meio Oeste e Planaltos. (Epagri/Ciram) 

 ATENÇÃO 17/02/2017 – 16h15min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 17/02/2017- 14h42min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Meio Oeste, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 17/02/2017- 12h52min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 17/02/2017 – 07h02min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Sul, nas próximas 2 horas.(Epagri/Ciram)