PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 17.05.2017

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (17/05) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: presença de sol na maior parte do dia, em todas as regiões de SC. No Oeste áreas de baixa pressão se intensificam com chance de pancadas isoladas de chuva no Oeste. No Litoral mais nuvens, com chuva fraca e isolada à noite, devido à circulação marítima (ventos que trazem umidade do mar).

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, com variações de leste no Litoral Norte, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão perdendo força sobre o Sul do Brasil, causando circulação marítima no Litoral. Cavado (área alongada de baixa pressão) no Oeste de SC e do RS.

 

Quinta-feira (18/05) – OSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO

Tempo: sol entre nuvens na maior parte do dia em SC, com chuva fraca pela manhã no Litoral Norte e Grande Florianópolis. Entre a tarde e noite pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, devido a áreas de instabilidade no RS.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, com variações de leste no litoral, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado e convergência de umidade em níveis médios e baixos da atmosfera sobre o RS e SC. Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC e PR.

 

 Sexta-feira (19/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: variação de nuvens com chuva e temporais isolados na madrugada e manhã principalmente no Meio Oeste, Planalto e Litoral, devido a áreas de instabilidade em SC com a formação de uma nova frente fria no RS. No decorrer da tarde ocorrem melhorias, com aberturas de sol.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral e associadas às trovoadas.

 

Sábado (20/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens com chuva pela manhã no Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis ao Norte. A partir da tarde a frente fria avança por SC causando chuva com temporais, em todas as regiões. Chuva moderada a forte por alguns momentos no Litoral Sul e Meio Oeste.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste no Planalto e Litoral e de noroeste passando a sul no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo (21/05)

Tempo: Encoberto na maior parte do dia, com chuva por alguns momentos e melhorias no decorrer da manhã no Oeste e no decorrer da tarde nas demais regiões de SC.

Temperatura: amena e em declínio à noite.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 22 a 31 de maio de 2017

De 22 a 29/05 aberturas de sol e temperatura baixa nos primeiros dias (22 e 23/05) devido a uma massa de ar seco e frio. Nos dias 24 a 26/05 mais nuvens em SC, com chuva especialmente no Oeste e Meio Oeste, em áreas próximas ao PR.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil