Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17.12.2015

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Quinta-feira e próximos dias com pancadas de chuva e temporais em SC

Quinta-feira (17/12) – ATENÇÃO

Tempo: Variação de nuvens em SC, com céu mais encoberto e chuva fraca na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. Durante a tarde áreas de instabilidade provocam pancadas localizadas de chuva, com descarga elétrica (raios), no Oeste, Meio Oeste e Vale do Itajaí.

Temperatura: em elevação.

Vento: noroeste e norte, fraco a moderado.

Sistema: Massa de ar com menos umidade no oeste do Sul do Brasil e circulação marítima no Litoral.

Sexta-feira (18/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: No Oeste e Meio Oeste tempo instável com mais nuvens e chuva em boa parte do dia. Nas demais regiões de SC, aberturas de sol com pancadas de chuva e descarga elétrica (raios) durante a tarde.

Temperatura: elevada.

Vento: norte/noroeste, passando a sudoeste nas áreas próximas à divisa com o RS, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Formação de áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria pelo RS e sul de SC.

Sábado (19/12) – ATENÇÃO

Tempo: Aberturas de sol durante a manhã, com mais nuvens e chuva durante a tarde e noite, devido à passagem de uma frente fria por SC. A chuva chega com temporais isolados, rajadas de vento forte, granizo e pontuais de chuva que variam entre 50 e 60mm no Oeste, Meio Oeste, Planalto, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Acompanhar atualização de boletins!

Temperatura: Alta com sensação de ar abafado.

Vento: Noroeste passando a sul, moderado com rajadas.

Domingo (20/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Mais nuvens e chuva durante a madrugada e manhã na maior parte de SC, com risco de temporal localizado. A chuva mais intensa, com pontuais de 40 mm, se concentra no Oeste e Litoral Norte. No decorrer do período, o tempo melhora gradativamente.

Temperatura: com pouca variação, elevada e sensação de ar abafado.

Vento: Sul/sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (21/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Pela manhã predomínio de sol. Durante a tarde aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: em rápida elevação.

Vento: nordeste/ leste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste/leste da Grande Florianópolis ao norte de SC, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de dezembro de 2015

Nos dias 21 e 22 mais nebulosidade e pancadas de chuva à tarde, principalmente no Oeste e Meio Oeste. Entre os dias 23 e 24 e de 28 a 30, duas frentes frias passam pelo estado provocando chuva mais significativa. Nos dias 25, 26 e 27 o tempo segue mais firme com presença de sol, pouca nebulosidade e temperatura elevada.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta