PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 18.03.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 18/03/2017 – 18h17min – Nas próximas 2 horas, risco para pancadas isoladas de chuva e descarga elétrica no Extremo Oeste (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-
 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGICO E OCEANOGRÁFICO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Hoje (18/03), a atuação vento do quadrante sul e ondas altas com picos de 2,5 a 3,0 m podem ocasionar alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense.  O vento sul causa o empilhamento da água marinha na costa, devido à chegada de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio).

Recomenda-se atenção para os horários da Tabela 1 e locais: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros locais suscetíveis a alagamentos com maré alta.

Tabela 1 – Maré astronômica:

17.03.2017 Mare

Marcelo Martins –  Meteorologista

Argeu Vanz – Oceanólogo

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sábado (18/03): Tempo: sol com muitas nuvens em grande parte do Estado. Maior presença de nebulosidade no norte de SC, com chuva fraca pela manhã no Planalto Norte

Temperatura: máxima de 25°C no Litoral.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio (alta pressão) no Sul do Brasil influenciando SC.

Domingo (19/03):

Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol em todo o Estado. No Litoral, maior presença de nuvens e condição de chuva fraca e isolada, especialmente na noite e amanhecer. No interior, o sol aparece mais.

Temperatura: amena na madrugada, com mínima de 7°C a 10°C na serra.

Vento: leste (Litoral) a nordeste (interior), fraco a moderado.

Sistema: alta pressão na costa do Uruguai favorece transporte de umidade do mar para o litoral de SC

——————————————————————————————————————-

Segunda e Terça-feira (20 e 21/03):

Tempo: na Grande Florianópolis e norte do Estado, muitas nuvens com aberturas de sol e chance de chuva fraca e isolada na noite e amanhecer, devido à maior presença de umidade nessas regiões. Nas demais regiões, sol entre nuvens.

Temperatura: em gradativa elevação, mais amena da serra ao litoral, e mais alta no Oeste.

Vento: leste a nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Quarta-feira (22/03):

Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 23 de março a 01 de abril de 2017

Nos dias 24 e 25/03, uma nova frente fria provoca chuva em SC com temporais localizados, atingindo principalmente o Litoral. No restante do período, volta a predominar um tempo mais seco no Estado, sem chuva significativa.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta