Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18.05.2016

AVISO DE MARÉ ALTA – EPAGRI/CIRAM

Até o fim de semana, a maré alta provocará alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia), ventos persistentes do quadrante sul e mar agitado.

Recomenda-se especial atenção para os horários (sinalizados na figura) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos (em vermelho) na tabela 1 e valores de maré real maregrama:

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).

image 1

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira (18/05)

Tempo: presença de muitas nuvens no Estado, com aberturas de sol a partir do Oeste no decorrer do dia.  Tempo mais aberto no fim da tarde e noite.

Temperatura: pequena elevação durante o dia, frio à noite.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco.

Sistema: massa de ar frio (sistema de alta pressão) e jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) influenciando o Sul do Brasil.

Quinta-feira (19/05) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: presença de sol com poucas nuvens em Santa Catarina, com nevoeiro ao amanhecer.

Temperatura: baixa na madrugada com condições de geada nas áreas altas do Meio Oeste ao Planalto. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: sudoeste a sudeste, passando a nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (20/05) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPO INSTÁVEL (Acompanhar boletins!)

Tempo: condição de chuva e trovoadas a partir da manhã no Oeste do Estado. Nas demais, sol com aumento de nuvens e chuva entre a tarde e noite, devido ao deslocamento da instabilidade para leste (em direção ao Litoral).

Temperatura: em elevação na maioria das regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (21/05) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPO INSTÁVEL (Acompanhar boletins!)

Tempo: instável com predomínio de nuvens e condição de chuva e trovoadas, alternando com períodos de melhoria.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Domingo (22/05)

Tempo: permanece instável com predomínio de nuvens e condição de chuva, alternando com períodos de melhoria.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 23 a 31 de maio de 2016

A próxima semana (23 a 26) começa com tempo estável e temperatura baixa com condições de geada em Santa Catarina, por influência de uma nova massa de ar frio de origem polar. Entre 27 e 28, uma nova frente fria traz chuva e temporais isolados para SC. O mês termina com temperatura baixa, devido à influência de uma nova massa de frio no Sul do Brasil.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta