Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 19.05.2015

ALERTA 19/05/2015 – 16h00m: Risco Moderado de deslizamentos de terra nos municípios de Joinville e Garuva. Fonte: Cenad

AVISO 19/05/2015: Devido ao acumulado de chuva nas últimas 72 horas, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, e a previsão de pancadas de chuva, por momentos moderadas a fortes nas próximas horas, podendo ocorrer pontuais de 50 mm hoje (terça) e de 10 a 20 mm amanhã (quarta-feira), há o risco de deslizamentos de terra nas cidades das regiões citadas. Risco de alagamentos pontuais em cidades suscetíveis a influência da maré entre às 15 e 18h (horário de pico de maré). Fonte: Epagri/Ciram-SDC

Recomendações da Defesa Civil:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Terça-feira (19/05): Sol entre nuvens em SC. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, se estendendo até Laguna, persiste a variação de nuvens e condição de chuva, que alterna com períodos de melhoria. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste.

AVISO: para o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis: previsão de acumulado de chuva de 20 a 30 mm nas próximas 24h, podendo ocorrer pontuais de 50 mm. Risco de deslizamentos de terra no Litoral Norte e Vale de Itajaí, devido a chuva de hoje e dos últimos dias.

Sistema meteorológico: Sistema de alta no oceano, mantendo circulação marítima no litoral de SC.

CARTA SINÓTICA – 19/05/2015  Fonte: Monitoramento e Alerta – Defesa Civil SC.

carta 20150519

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (20/05): Nevoeiros na madrugada e início da manhã com sol entre nuvens no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, se estendendo até Laguna, persiste a variação de nuvens e condição de chuva, que alterna com períodos de melhoria. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste.

AVISO: para o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, previsão de acumulado de chuva de 10 a 20 mm em 24h. Risco de deslizamentos de terra no Litoral Norte e Vale de Itajaí.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

De quinta-feira (21) a sábado (23/05) tempo firme com sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação em SC. No Oeste há chance de pancadas de chuva passageira na tarde e início da noite de sexta-feira. Temperatura mais elevada no período.

OBSERVAÇÃO: sexta-feira (22/05), risco de descargas elétricas (raios) no Oeste de SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta