OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 19/09/2016 – ALAGAMENTOS COSTEIROS

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA E OCEANOGRÁFICA 19/09/2016 – EPAGRI/CIRAM

Ondas mais altas com risco de alagamentos no Litoral de SC !

No decorrer desta segunda (19/09), se estendendo até a quarta-feira (21/09), as condições para navegação de pequenas e médias embarcações, e atividades de pesca ficam desfavoráveis no Litoral de SC, devido ao vento do quadrante sul moderado com rajadas e ondas mais altas com picos de 2,5 a 3,0 m.

Essa condição aliada à maré astronômica (amplificada pela lua cheia) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente na terça-feira (20/09) e quarta-feira (21/09) nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Recomenda-se especial atenção para os horários da Tabela abaixo.

No decorrer da quinta-feira (22/09), a chance de alagamentos diminui devido ao vento nordeste e diminuição da altura de onda.

19.09.2016 Previsão de Maré

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos costeiros: Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações/alagamentos costeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira (19/09)

Tempo: o sol volta a aparecer, ainda com presença de muitas nuvens em todas as regiões de SC. Especialmente nas regiões de divisa com o Paraná, a nebulosidade é maior.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudoeste e sul, moderado com rajadas mais intensas no sul do Estado e áreas de divisa com o Paraná.

Mar: agitado com ondas mais altas com picos de 2,5 a 3,0 metros. (ver observação meteorológica e oceanográfica).

Sistema: baixa pressão entre o Paraguai e Paraná. Avanço de uma massa de ar mais frio para o Sul do Brasil com ciclone extratropical na costa, mais afastado em direção ao mar.

Terça-feira (20/09)

Tempo: predomínio de sol em SC, com nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com geada isolada no Planalto Sul e Meio-Oeste.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

Mar: agitado com ondas mais altas com picos de 2,5 a 3,0 metros. (ver observação meteorológica e oceanográfica).

Sistema: Massa de ar frio deslocando-se para o oceano e perdendo força no Sul do Brasil.

Quarta-feira (21/09)

Tempo: predomínio de sol em SC, com nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, especialmente no Litoral.

Vento: sudeste virando para nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (22/09)

Início da primavera no Hemisfério Sul, às 11h21min

Tempo: permanece com sol e nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (23/09)

Tempo: sol com presença de muitas nuvens, devido à aproximação de uma frente fria para o litoral de SC.

Temperatura: bem elevada.

Vento: nordeste a norte, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 24 de setembro a 03 de outubro de 2016

No início do período, massa de ar frio provoca temperaturas mais baixas, com geada nas áreas mais altas. Na maior parte dos dias, tempo seco em SC. Volta a chover no início de outubro, com a passagem de outra frente fria.

—————————————————————————————————————————————–

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta