PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 20.06.2017

nowcasting

SEM AVISOS

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 20/06/2017 – EPAGRI/CIRAM

TEMPERATURA BAIXA E GEADA EM SC !

Início: 21/06/2017 às 00:00 h

Fim: 21/06/2017 às 07:00 h

Regiões: Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, Alto Vale do Itajaí e Região Serrana da Grande Florianópolis.

Previsão: condições de geada com temperatura mínima de -1°C a 5°C.

Sistema: uma massa de ar frio de origem polar influencia SC.

Publicação: 20/06/2017 – 09:00 h

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima –  Meteorologistas Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Início do inverno: 21 de junho às 01h24min

Quinta-feira (22/06)

Tempo: mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã, com presença de sol no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral Norte há chance de chuva fraca, especialmente no início do dia e período noturno.

Temperatura: baixa pela manhã e período noturno, mas em gradativa elevação durante o dia. Condições de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira e sábado (23 e 24/06)

Tempo: seco com sol entre algumas nuvens em SC.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 25 de junho a 05 de julho de 2017

O tempo permanece mais seco com presença de sol e algumas nuvens em SC, na maioria dos dias do período. Temperatura em gradativa elevação, voltando a declinar no início de julho, após a passagem de uma nova frente fria pelo litoral do Sul do Brasil, com pouca atividade chuvosa em SC.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta