PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 21.02.2017

nowcasting

SEM AVISO

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram) 

 

Terça-feira (21/02) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! 

Tempo: seco com sol e algumas nuvens em SC. Apesar do forte calor, a chance de pancadas de chuva de verão é pequena, ficando mais restritas ao Oeste e Sul do Estado no período da tarde. Risco de granizo localizado. 

Temperatura: alta. 

Vento: nordeste, fraco a moderado. 

Sistema: massa de ar quente no Sul do Brasil.

——————————————————————————————————————-

  

Quarta-feira (22/02) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – GRANIZO – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: sol e muito calor em SC. A partir da tarde pancadas isoladas de chuva com trovoadas, especialmente no Oeste e Sul do Estado. Risco de temporais localizados com granizo. 

Temperatura: alta. 

Vento: nordeste, com variação para sudoeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado. 

Sistema: massa de ar quente no Sul do Brasil.

 ——————————————————————————————————————-

 

Quinta e sexta-feira (23 e 24/02) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: mais instável com predomínio de nuvens e condições de pancadas de chuva em SC, especialmente no início do dia e a partir da tarde. Risco de temporais localizados com granizo. 

Temperatura: alta com sensação de ar abafado. 

Vento: nordeste/noroeste com variação para sudeste, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

 Sábado (25/02) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: mais nuvens e condições de chuva durante o dia entre a Grande Florianópolis e norte do Estado. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. 

Temperatura: alta com sensação de ar abafado. 

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado. 

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 26/02 a 08/03 de 2017 

Tudo indica que boa parte do carnaval será marcado por tempo firme com sol, períodos de mais nuvens e pancadas de chuva rápidas e localizadas associadas ao calor, típicas de verão, no período da tarde e noite. Essa condição deve se estender até o início de março. 

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

 ——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil