PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 21.06.2017

nowcasting

SEM AVISOS

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (21/06) – Início do inverno às 01h24min

Tempo: sol em todas as regiões. No Litoral Norte, chuva fraca no início do dia.

Temperatura: em ligeira elevação durante o dia.

Vento: nordeste do Oeste ao Planalto e de sudeste a nordeste no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio perdendo intensidade com deslocamento para o oceano.

Quinta-feira (22/06)

Tempo: nevoeiro na madrugada e manhã, com presença de sol durante o dia em todas as regiões. No Litoral Norte, permanece a condição de chuva fraca no início do dia.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, em elevação durante o dia. Condições de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar seco) com centro no oceano.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Sexta-feira, sábado e domingo (23, 24 e 25/06)

Tempo: sem mudança significativa. Permanece o tempo seco e com sol em SC.

Temperatura: mais elevada, especialmente no domingo.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas especialmente no Litoral.

TENDÊNCIA de 26 de junho a 05 de julho de 2017

O tempo permanece seco com presença de sol em todas as regiões, na maior parte desses dias. Passagem de uma nova frente fria pelo litoral do Sul do Brasil no final de junho, trazendo pouca atividade chuvosa para SC. A temperatura fica mais elevada no início do período, voltando a declinar no início de julho, após a passagem frontal.

Laura Rodrigues – Meteorologista EPAGRI/CIRAM

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta