PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 21.09.2017 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA – EPAGRI/CIRAM

Outubro, Novembro e Dezembro de 2017

PRIMAVERA MAIS SECA E QUENTE NO ESTADO

Início da primavera: 22 de setembro às 17h02min

Precipitação:

A previsão é de chuva abaixo da média climatológica para SC, no trimestre. Em boa parte do período deve predominar o padrão mais seco observado no inverno com risco de queimadas frequentes. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima a média com chance de minimizar a situação de estiagem no Estado.

Destaque: na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Essa condição pode ocorrer com menor frequência nos próximos meses, mas não pode ser descartada. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados nos sites da Epagri/Ciram e SDC.
_________________________________

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Outubro é um dos meses mais chuvosos do ano no Estado, com valores médios esperados entre 200 e 280 mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral a média mensal varia de 140 a 200 mm.

Em Novembro a chuva diminui, em relação a Outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado.

Em Dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Os ciclones extratropicais, mais frequentes em outubro, ocorrem também em novembro e dezembro, intensificando o vento no litoral e deixando o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Temperatura:

A previsão é de temperatura acima da média climatológica em SC, no trimestre. Especialmente na primeira quinzena de outubro ainda pode chegar uma ou outra massa de ar frio, com diminuição de temperatura e formação de geada fraca no Planalto Sul.

Também são caraterísticas de inverno/primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
_________________________________

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em agosto, a TSM continuou próxima à média histórica em boa parte do Pacífico equatorial , caracterizando neutralidade. No período de 10 a 16/09/2017 observa-se um resfriamento ao longo do Pacífico. Essa condição de resfriamento deve se estender para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

Alguns modelos numéricos de previsão sinalizam a configuração do fenômeno La Niña no final deste ano.
_________________________________

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz (Meteorologista)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC e NSC.

____________________________________________________________

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Permanece o tempo seco em Santa Catarina !

Calor nos próximos dias

Quinta e sexta-feira (21 e 22/09)

Tempo: sol em todas as regiões, com nevoeiro/nuvens baixas no início do dia.

Temperatura: bem elevada em todo o Estado.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: sistema de alta pressão no oceano influencia SC. Nova frente fria entre Uruguai e RS.

Sábado (23/09)

Tempo: a frente fria chega em SC, trazendo aumento de nuvens em todas as regiões e chuva no decorrer do dia. No sul do Estado, a chuva começa desde o período da manhã, estendendo-se para o oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis no período da tarde.  À noite, a chuva atinge as demais regiões do norte catarinense. A condição é de chuva isolada e mal distribuída no Estado.

Temperatura: diminui um pouco.

Vento: nordeste/noroeste, virando para sul, fraco a moderado.

Domingo (24/09)

Tempo: variação de nuvens em todo o Estado. Pancadas de chuva isolada, a qualquer hora do dia, no norte do Estado, e à tarde no Oeste.  Mais uma vez, a condição é de chuva isolada e mal distribuída no Estado.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (25/09)

Tempo: sol com algumas nuvens na maior parte do Estado. Mais nuvens na Grande Florianópolis.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 26 de setembro a 05 de outubro de 2017

A umidade do ar vai retornando gradativamente ao Estado, com a chegada da primavera. Ainda condição de tempo seco no início do período. Nos últimos dias de setembro, chuva mal distribuída em SC, com a passagem de uma nova frente fria, em torno do dia 28/09.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta