PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 23.02.2019 – HL

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 23/02 21:17 – Chuva localizada com intensidade moderada e descargas elétricas no Alto Vale do Itajaí próximo à Rio do Campo e Taió com deslocamento para leste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

____________________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS. 

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

 

AVISO 1: Calor extremo e temporais localizados

Início: 24/02/2019 às 13:00 h

Fim: 24/02/2019 às 23:59 h

Regiões: todas.

Previsão: calor extremo com temperatura de 35°C a 40°C à tarde. Risco de temporais localizados, com forte atividade elétrica (raios), rajadas de vento acima de 60 km/h, chuva intensa em curto período (totais horários em torno de 30 a 50 mm/h) e queda de granizo.

Sistema: convecção associada ao forte calor e aproximação de uma frente fria.

 __________________________________

AVISO 2: Chuva volumosa e temporais localizados

Início: 25/02/2019 às 00:00 h

Fim: 25/02/2019 às 18:00 h

Regiões: todas, sobretudo o Oeste do Estado.

Previsão: chuva moderada a forte em alguns momentos e temporais localizados. Acumulado de chuva de 40 a 60 mm em média e pontuais de 70 a 100 mm.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

__________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Calor Extremo:  Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde, tome banho frio, minimize exposições diretas ao sol, mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, tais como frutas e saladas. Vista roupas folgadas e de cores mais claras. Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor.

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas:  Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

 __________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM  

Sol e muito calor em SC. Frente fria traz chuva forte e temporais no início da semana.

 

Sábado (23/02): PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA DO MEIO-OESTE AO LITORAL NORTE – ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: sol e poucas nuvens em SC. No período da tarde e início da noite pancadas bem isoladas de chuva especialmente no Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Temperatura: alta, acima de 33°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar quente em SC. Convecção isolada à tarde.

 

Domingo (24/02): CALOR EXTREMO E RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: sol em todas as regiões. A partir da tarde aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva em boa parte do Estado, atingindo Florianópolis e o Litoral Norte à noite. Risco de temporais com descarga elétrica, vento forte e queda de granizo. (ver aviso meteorológico)

Temperatura: alta, acima de 35°C na maioria das regiões.

Vento: noroeste, passando a sul no Litoral no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: convecção a partir da tarde devido ao forte calor e aproximação de uma frente fria em deslocamento pelo RS.

 

Segunda-feira (25/02): RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: instável com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, diminuindo de intensidade à noite.  Persiste o risco de temporal localizado(ver aviso meteorológico)

Temperatura: em declínio.

Vento: noroeste a sul/sudeste, moderado com rajadas.

 

Terça-feira (26/02):

Tempo: segue instável com chuva em SC, alternando com períodos de melhoria especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (27/02):

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva fraca especialmente no norte do Estado. No decorrer do dia ocorrem aberturas de sol na maioria das regiões.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 28 de fevereiro a 08 de março de 2019

Período com sol em boa parte dos dias, temperatura em elevação e pancadas de chuva de verão entre a tarde e noite.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.    

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS

OBSERVAÇÃO – 23/02 18:24 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte no Litoral Sul, Meio-Oeste e com descargas elétricas no Oeste e Planalto Norte nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 23/02 17:37  – Permanece a condição de pancadas isoladas de chuva moderada com descargas elétricas na Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 23/02 16:02 Permanece a condição de pancadas isoladas de chuva moderada com descargas elétricas no Planalto Norte, Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO- 23/02 14:50 – Pancadas isoladas de chuva com raios e risco de temporal no Médio e Baixo Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 23/02 14:11 – Pancadas isoladas de chuva com raios e risco de temporal para as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190

OBSERVAÇÃO – 23/02 13:48 – Pancadas isoladas de chuva com raios, modera a forte em alguns momentos, na Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO – 23/02 13:28 – Pancadas de chuva com raios, modera a forte em alguns momentos, no Litoral Norte nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO- 23/02 13:13 – Pancadas isoladas de chuva com raios e risco de temporal no Meio-Oeste, Alto e Médio Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 23/02 12:55 – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas no Médio Vale do Itajaí e Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 23/02 12:11 – Pancadas isoladas de chuva com raios para as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 23/02 11:18 – Pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas no Planalto Norte e Meio-Oeste nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.