PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 23.03.2017

nowcasting

ATENÇÃO 23/03/2017 – 23h25min – Persiste a condição de  pancadas de chuva  e descarga elétrica no Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis  de SC  nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

ALERTA SMS 23/03 22:03 – Alerta de ALAGAMENTO para BAL. RINCÃO. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193

ALERTA SMS 23/03 21:21 – Alerta de ALAGAMENTO para ARARANGUÁ. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 23/03/2017 – 19h25min – Pancadas de chuva  e descarga elétrica no Litoral Norte de SC  nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 23/03/2017 – 18h30min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva intensa e descargas elétricas (raios) no Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 23/03/2017 – 17h00minPancadas de chuva intensa e descarga elétrica no Litoral Sul na próxima hora (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGICO – 23/03/2017 18h59min – EPAGRI/CIRAM

Evento Adverso: PANCADAS DE CHUVA INTENSA – RAIOS

Inicio: 18:00h de 23/03/2017

Fim: 08:00h de 24/03/2017

Regiões: Planalto Sul e Litoral Sul de SC.

Previsão: Pancadas de chuva intensa (volume elevado em curto espaço de tempo), de 30 a 40 mm/h, acompanhados de descargas elétricas (raios)

Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) e corrente de jato em altos níveis influenciando o sul de SC.

Laura Rodrigues – Meteorologista EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

Acompanhe os avisos de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quinta-feira (23/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA

Tempo: instável com predomínio de nuvens e aberturas de sol em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte chuva ocasional, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul do Estado, pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e noite.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no oceano, favorecendo o transporte de umidade do mar para o leste de SC. Cavado (área alongada de baixa pressão) e a corrente de jato em altos níveis (ventos fortes) influenciando todo o Estado.

Sexta-feira (24/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA

Tempo: permanece instável com predomínio de nuvens e chuva ocasional no Litoral e Vale do Itajaí, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e noite.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: sistema de baixa pressão no litoral do RS e corrente de jato em altos níveis (ventos fortes) influenciando SC.

Sábado (25/03)

Tempo: mais seco com sol e algumas nuvens em SC, com chuva fraca no início e fim do dia, no Litoral e Norte do Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a sul fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

Domingo e segunda-feira (26 e 27/03)

Tempo: mais seco com sol e poucas nuvens em boa parte de SC. Condições de chuva fraca apenas na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente no período noturno, devido a circulação marítima.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 28 de março a 07 de abril de 2017

No início do período, tempo mais seco com temperatura elevada em SC, sem chuva significativa. Entre os dias 31/03 e 01/04, a passagem de uma frente fria provoca chuva com volumes mais significativos no Estado. A partir do dia 02/04, temperatura em declínio com o avanço de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão) pelo Sul do Brasil. O ar mais frio e seco mantém o tempo estável em SC, no restante da primeira semana de abril.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta