ATENÇÃO 23/03/2017 – 23h25min – Persiste a condição de pancadas de chuva e descarga elétrica no Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)
ALERTA SMS 23/03 22:03 – Alerta de ALAGAMENTO para BAL. RINCÃO. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193
ALERTA SMS 23/03 21:21 – Alerta de ALAGAMENTO para ARARANGUÁ. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193
ATENÇÃO 23/03/2017 – 19h25min – Pancadas de chuva e descarga elétrica no Litoral Norte de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).
ATENÇÃO 23/03/2017 – 18h30min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva intensa e descargas elétricas (raios) no Sul de SC. (Epagri/Ciram)
ATENÇÃO 23/03/2017 – 17h00min – Pancadas de chuva intensa e descarga elétrica no Litoral Sul na próxima hora (Epagri/Ciram)
——————————————————————————————————————-
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-
AVISO METEOROLÓGICO – 23/03/2017 18h59min – EPAGRI/CIRAM
Evento Adverso: PANCADAS DE CHUVA INTENSA – RAIOS
Inicio: 18:00h de 23/03/2017
Fim: 08:00h de 24/03/2017
Regiões: Planalto Sul e Litoral Sul de SC.
Previsão: Pancadas de chuva intensa (volume elevado em curto espaço de tempo), de 30 a 40 mm/h, acompanhados de descargas elétricas (raios)
Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) e corrente de jato em altos níveis influenciando o sul de SC.
Laura Rodrigues – Meteorologista EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-
Acompanhe os avisos de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-
Recomendações da Defesa Civil SC:
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
——————————————————————————————————————-
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
——————————————————————————————————————-
PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)
Quinta-feira (23/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA
Tempo: instável com predomínio de nuvens e aberturas de sol em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte chuva ocasional, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul do Estado, pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e noite.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no oceano, favorecendo o transporte de umidade do mar para o leste de SC. Cavado (área alongada de baixa pressão) e a corrente de jato em altos níveis (ventos fortes) influenciando todo o Estado.
——————————————————————————————————————-
Sexta-feira (24/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA
Tempo: permanece instável com predomínio de nuvens e chuva ocasional no Litoral e Vale do Itajaí, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e noite.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: sistema de baixa pressão no litoral do RS e corrente de jato em altos níveis (ventos fortes) influenciando SC.
——————————————————————————————————————-
Sábado (25/03)
Tempo: mais seco com sol e algumas nuvens em SC, com chuva fraca no início e fim do dia, no Litoral e Norte do Estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a sul fraco a moderado.
——————————————————————————————————————-
Domingo e segunda-feira (26 e 27/03)
Tempo: mais seco com sol e poucas nuvens em boa parte de SC. Condições de chuva fraca apenas na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente no período noturno, devido a circulação marítima.
Temperatura: mais elevada.
Vento: nordeste a leste, fraco a moderado.
——————————————————————————————————————-
TENDÊNCIA de 28 de março a 07 de abril de 2017
No início do período, tempo mais seco com temperatura elevada em SC, sem chuva significativa. Entre os dias 31/03 e 01/04, a passagem de uma frente fria provoca chuva com volumes mais significativos no Estado. A partir do dia 02/04, temperatura em declínio com o avanço de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão) pelo Sul do Brasil. O ar mais frio e seco mantém o tempo estável em SC, no restante da primeira semana de abril.
Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.
——————————————————————————————————————-
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |