Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 23/05/2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 OBSERVACAO ATENCAO 1

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO NO LITORAL CATARINENSE!

Segunda e terça-feira (23 e 24/05) com mar muito agitado no Litoral de Santa Catarina, com ondas altas e picos de 2,0 a 3,0 m. Em áreas mais afastadas da costa, esses valores podem ser maiores.

Um ciclone extratropical estará influenciando as condições de tempo e mar na região costeira de Santa Catarina, sendo desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

FRIO INTENSO COM GEADA MODERADA A FORTE

Na terça-feira e quarta-feira (24 e 25/05) o ar polar deixa o amanhecer com temperatura baixa em SC, negativa na serra catarinense (-3ºC a -1ºC) e de 1ºC a 3ºC nas demais áreas altas do Estado, com previsão de geada moderada a forte.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Início de semana com frio, geada e mar agitado em Santa Catarina !

Segunda-feira (23/05) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO

Tempo: presença de muitas nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, com chuva fraca especialmente no período da manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens.

Temperatura: baixa, com pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul no período da manhã.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Planalto Sul e Litoral Sul.

Mar: muito agitado no Litoral de Santa Catarina, com ondas altas e picos de 2,0 a 3,0 m. Em áreas mais afastadas da costa, esses valores podem ser maiores.

Sistema: Massa de ar frio avançando para Santa Catarina.

Terça-feira (24/05) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: estável com dia ensolarado em SC.

Temperatura: baixa na madrugada com temperatura próxima de zero e geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Em ligeira elevação no período da tarde.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: Massa de ar frio em Santa Catarina.

Quarta-feira (25/05) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e norte de SC, maior presença de nuvens. No Litoral Norte, chance de chuva fraca e isolada no início e final do dia.

Temperatura: baixa na madrugada, com geada nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Em elevação à tarde.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (26/05) – Acompanhar boletins!

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, devido ao deslocamento de uma frente fria no litoral Sul do Brasil.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: noroeste a sudeste, moderado com rajadas.

Sexta-feira (27/05) – Acompanhar boletins!

Tempo: na Grande Florianópolis e sul do Estado, sol com pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais regiões, encoberto com chuva no decorrer do dia, devido à atuação de áreas de baixa pressão no Oeste e Norte de SC.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

TENDÊNCIA de 28 de maio a 06 de junho de 2016

Nos dias 28 e 29, um sistema de baixa pressão traz chuva para SC, especialmente para o Litoral, onde há indicativo de chuva mais intensa. Entre os dias 31/05 e 01/06, a chuva retorna ao Estado, associada ao transporte de umidade e à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Na sequência, o tempo melhora, sem indicativo de frio intenso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta