OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 23.08.2017 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO
_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

MARÉ SECA NA COSTA CATARINENSE

A partir desta quarta-feira (23/08) até sábado (26/08) ocorrerá maré baixa (maré seca) na costa catarinense. A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do vento do quadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul. Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa para o oceano aberto resultando na maré baixa.

Recomenda-se atenção para os horários da tabela anexa, nos locais próximos a desembocaduras de rios, pois a maré baixa dificulta a entrada e saída de embarcações, podendo causar em encalhes.  Mais detalhes no Litoral online e maregrama.

23.08.2017 Tabua Maré

Argeu Vanz – Oceanólogo
Erikson de Oliveira – Meteorologista

_______________________________________________________

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira com mais nuvens e chuva fraca no Litoral do Estado

Quarta-feira (23/08)

Tempo: variação de nuvens em toda SC. Chuva fraca no Planalto Sul, Vale do Itajaí e maior parte do Litoral, devido à circulação marítima. Ao sul de Laguna tempo mais firme com aberturas de sol.

Temperatura: elevação gradativa no decorrer do dia.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado (baixa pressão alongada) sobre o PR e SC. Circulação marítima no litoral de SC.

Quinta-feira (24/08)

Tempo: nevoeiros no início do dia, com mais nuvens do Planalto ao Litoral e chuva fraca no Vale do Itajaí e de Grande Florianópolis e Norte do Estado pela manhã, devido à circulação marítima. Sol com algumas nuvens em todas as regiões do Estado no decorrer do dia.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: ar quente e úmido no Sul do Brasil. Circulação marítima no litoral de SC.

Sexta-feira e Sábado (25 e 26/08)

Tempo: firme com nevoeiros no início do dia. Sol com algumas nuvens em todas as regiões do Estado.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste a norte, passando a noroeste no sábado, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (27/08)

Tempo: variação de nebulosidade em todas as regiões de SC, na maior parte do dia. Do Oeste ao Litoral Sul, a nebulosidade alterna com períodos de chuva fraca, especialmente nas áreas de divisa com o RS, devido à aproximação de uma frente fria. À noite chuva fraca na Grande Florianópolis.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 28 de agosto a 07 de setembro de 2017

No fim de agosto e início de setembro com tempo mais firme e sem chuva significativa em SC. As frentes passam pelo Uruguai e RS, provocando chuva nessas regiões, sem atingir SC. Maior parte do período com temperaturas elevadas.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta