PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 23.08.2018 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO 24/08/2018 – 02:22 – PANCADAS DE CHUVAS ISOLADAS e RAIOS em áreas do PLANALTO NORTE, LITORAL NORTE, ALTO e MÉDIO VALE DO ITAJAÍ, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199,193 ou 190.

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Temporais com risco de granizo e vento forte em SC

Início: 24/08/2018 às 03:00h

Fim: 25/08/2018 às 03:00h

Regiões: todas, começando pelo Oeste na madrugada e se estendendo as demais regiões no decorrer do dia.

Previsão: temporais com pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, e raios. Risco de granizo e vento forte (rajadas acima de 60 km/h).

Sistema: avanço de uma nova frente fria por SC.

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa-  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Declínio acentuado de temperatura

Início: 25/08/2018 às 12:00h

Fim: 27/08/2018 às 10:00h

Regiões: Todas.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões.

Neve – No Planalto Sul, condição de chuva congelada e pequena chance de neve na tarde e noite do dia 25 e início da madrugada do 26. No Oeste e Meio-Oeste, áreas próximas ao RS, também há condição de chuva congelada nesse período.

Geada – Temperatura muito baixa nas madrugadas e amanhecer dos dias 26 e 27. No dia 26 (domingo), temperatura negativa e próxima de 0°C com geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. No dia 27 (segunda-feira), a temperatura segue negativa e próxima de 0°C com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e em torno de 0°C a 5°C com geada isolada no Vale do Itajaí, Florianópolis serrana e Litoral.

Sistema: massa de ar de origem polar no Sul do Brasil.

Laura Rodrigues/ Gilsânia Cruz/ Clóvis Corrêa – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Nova frente fria traz chuva para sexta-feira

Massa de ar polar chega ao Estado no final de semana

Quinta-feira (23/08):

Tempo: dissipação do nevoeiro pela manhã, com o sol predominando em todas as regiões. No Planalto Norte e Litoral Norte, aumento da nebulosidade e condição de chuva fraca e isolada à noite nas regiões de divisa com o PR.

Temperatura: em rápida elevação durante o dia, com máximas em torno de 23°C.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde do oeste ao sul.

Sistema: alta pressão com centro no mar predomina em SC. Nova frente fria em formação no RS.

Sexta-feira (24/08) – ATENÇÃO PARA CHUVA COM RAIOS

Tempo: chuva com trovoada no decorrer do dia, em todas as regiões. A chuva começa pela manhã no oeste, atingindo o norte de SC entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação durante o dia, principalmente no norte do Estado. No oeste, declínio brusco no final do dia.

Vento: nordeste virando para sudoeste, moderado a forte com intensas rajadas.

Sistema: avanço da frente fria para SC, seguida de intensa massa de ar polar deslocando-se do norte da Argentina para o oeste do Sul do Brasil.

Sábado (25/08):

Tempo: do oeste ao sul de SC, encoberto com chuva fraca. Nas demais regiões, chuva fraca na madrugada, com diminuição da nebulosidade e predomínio de sol durante o dia.

Temperatura: declínio acentuado durante o dia, com o avanço da intensa massa de ar polar para o Estado. A combinação do frio com a umidade favorece a condição de neve/chuva congelada na serra, no final do dia (ver Aviso).

Vento: oeste a sudoeste, moderado a forte com intensas rajadas, principalmente no sul de SC, devido a um ciclone extratropical na costa do RS.

Domingo (26/08):

Tempo: ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: declínio acentuado na madrugada, com mínimas próximas de 0°C e negativas, e geada nas áreas altas, devido à entrada da massa de ar polar em SC.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Segunda-feira (27/08):

Tempo: ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada, com mínimas próximas de 0°C e negativas, e geada ampla, devido à atuação da massa de ar polar em SC.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 28 de agosto a 06 de setembro de 2018

No dia 28/08, permanece o tempo seco em SC. Volta a ter chuva em SC entre os dias 29 e 30/08, e entre 02 e 03/09, devido à passagem de frentes frias, seguidas de massas de ar frio declinando a temperatura no Estado.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 23/08/2018 – 23:55 – PANCADAS DE CHUVAS e RAIOS no PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram). Ocorrências ligue 199,193 ou 190.

ATENÇÃO 23/08/2018 21:58 – PANCADAS DE CHUVAS ISOLADAS MODERADAS a FORTES e RAIOS em áreas do PLANALTO NORTE e LITORAL NORTE nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199,193 ou 190.

OBSERVAÇÃO 23/08/2018 19:53 – PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS e RAIOS no PLANALTO NORTE, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)