PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 24.07.2018 – PH

nowcasting

ATENÇÃO – 25/07/2018 02h04min: PANCADAS DE CHUVA MODERADA a isoladamente FORTE no OESTE e em áreas do PLANALTO SUL (divisa com RS), nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 25/07/2018 00h12min: CHUVA FRACA A MODERADA, por vezes de forma constante, em áreas do PLANALTO SUL, no LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS, nas próximas 3 horas. LITORAL SUL – OBSERVAÇÃO para DESLIZAMENTOS DE TERRA pontuais nas próximas horas, em áreas com acumulados de chuva mais significativos e em locais suscetíveis. Ocorrências ligue 199 ou 193.

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

________________________________________________________________

diario.png

________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO 24/07/2018 – EPAGRI/CIRAM

Chuva volumosa deve atingir parte de SC

Início: 25/07/2018 às 15:00h

Fim: 26/07/2018 às 12:00h

Regiões: OESTE e MEIO-OESTE (especialmente as áreas mais próximas ao RS), PLANALTO SUL, VALE DO ITAJAÍ e LITORAL (sobretudo o Litoral Sul e Grande Florianópolis).

Previsão: chuva moderada a forte em alguns momentos com descarga elétrica, mais intensa na noite de quarta e madrugada de quinta-feira.

Acumulado de chuva: 60 a 90 mm em média, com chance de pontuais acima de 100 mm, principalmente no Litoral Sul e Grande FlorianópolisAs regiões do Planalto Norte e Litoral Norte devem ter chuva mal distribuída com menores acumulados, em torno de 30 a 40 mm.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão no RS.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Terça-feira (24/07):

Tempo: encoberto com chuva fraca em SC, no decorrer do dia.

Temperatura: com pouca variação, devido à cobertura de nuvens.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: frente fria e cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

Quarta-feira (25/07) – AVISO PARA CHUVA INTENSA (ver aviso)

Tempo: encoberto com condição de chuva em SC, mais intensa à noite especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis (ver Aviso).

Temperatura: com pouca variação, devido à cobertura de nuvens e chuva.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão no RS.

Quinta-feira (26/07) – AVISO PARA CHUVA INTENSA (ver aviso)

Tempo: encoberto com chuva, mais intensa na madrugada. No decorrer do dia, a chuva diminui com variação de nebulosidade.

Temperatura: com pouca variação, devido à cobertura de nuvens.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (27/07):

Tempo: variação de nuvens em SC, com condição de chuva fraca nas áreas mais próximas ao RS e no fim do dia nas demais regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sábado (28/07):

Tempo: aberturas de sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer da tarde. À noite, previsão de chuva para o Oeste e Sul do Estado, devido ao avanço de uma nova frente fria.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 29 de julho a 07 de agosto de 2018

Nos dias 29 e 30/07 persiste a condição de chuva em SC, alternando com períodos de melhoria, devido à passagem da frente fria e atuação de outro cavado. No dia 31/07, tempo mais estável no Estado. Nos primeiros dias de agosto, a previsão é de chuva mais frequente com acumulados mais significativos para a maioria das regiões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 24/07/2018 18:12: PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE E RAIOS no MEIO OESTE, PLANALTO SUL e LITORAL SUL, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 24/07 16:10 – RISCO DE ALAGAMENTOS PONTUAIS para a região entre o Meio Oeste e Planalto Sul (Divisa com RS) na proxima hora. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 24/07 15:50 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE, para Meio Oeste na divisa com RS, Planalto Sul e Litoral Sul nas proximas 2h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO SMS – 24/07 15h20 – Risco de Chuvas Intensas na regiao Litoral Sul, nas próximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 24/07 12:16 – Risco de pancadas de chuva fraca a localmente moderada no Extremo Oeste e Oeste na próxima hora