SEM AVISO
________________________________
Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
NOTA METEOROLÓGICA – EPAGRI-CIRAM
Formação de ciclone extratropical no final de semana
Entre a noite de sexta-feira (26/10) e manhã de domingo (28/10), um ciclone extratropical deve intensificar-se na costa sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esses sistemas podem ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua intensidade ou proximidade da costa. Até o momento, conforme a previsão de localização e intensidade do ciclone, durante o final de semana, podem ocorrer ventos fortes, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h no litoral e sul catarinense, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul. No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no Litoral Sul.
Ressalta-se que ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos comuns no litoral sul do Brasil, apresentando maior frequência nos meses entre final de outono e início da primavera. Conforme registros obtidos nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram, os ciclones extratropicais mais intensos é que podem resultar em rajadas de 80 km/h a 100 km/k em municípios do sul catarinense.
Laura Rodrigues / Clóvis Corrêa / Marilene de Lima
Meteorologistas (Epagri/Ciram)
________________________________
PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
Quarta-feira com variação de nebulosidade em SC
Quarta-feira (24/10):
Tempo: do oeste ao sul mais nuvens pela manhã e aberturas de sol no decorrer do dia. No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí encoberto com chuva fraca por alguns momentos principalmente pela manhã e à noite. Na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul variação de nebulosidade, com curtas aberturas de sol no início da tarde.
Temperatura: em elevação, principalmente no oeste e litoral de SC.
Vento: nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste e leste do Planalto ao Litoral, com intensidade fraca a moderada e rajadas no Litoral.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o Paraná e norte de Santa Catarina. Sistema de alta pressão com centro sobre o oceano na altura do litoral do Uruguai e sul do RS.
Quinta-feira (25/10):
Tempo: mais encoberto com chuva por alguns momentos no Litoral Norte. Nas demais regiões sol entre nuvens com chuva fraca no Planalto Norte pela manhã e, à noite, no Oeste e Meio Oeste.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste em SC com variações de sul no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: sistema de alta pressão com centro sobre o oceano em frente o litoral de SC.
Sexta-feira (26/10): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS.
Tempo: encoberto com chuva no decorrer do dia no Litoral Norte e do Oeste ao Litoral Sul, devido à intensificação de áreas de baixa pressão sobre SC e RS. Nas demais regiões, variação de nebulosidade e pancadas de chuva na tarde e noite.
Temperatura: amena na maior parte do dia.
Vento: sudeste, com variações de nordeste no Litoral Norte e Grande Florianópolis, moderado com rajadas no Litoral.
Sábado (27/10): RAJADAS DE VENTO NO LITORAL (VER NOTA).
Tempo: chuva na madrugada e manhã no Meio Oeste, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões presença de sol, com mais nuvens pela manhã. Temperatura: amena.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.
Domingo (28/10): RAJADAS DE VENTO NO LITORAL.
Tempo: presença de sol entre nuvens em SC.
Temperatura: amena.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.
TENDÊNCIA de 29 de outubro a 07 de novembro de 2018
Nos últimos dias de outubro com mais nuvens e chuva fraca e isolada no Litoral de SC. De 01 a 05 de novembro uma frente fria passa por SC causando pancadas de chuva em todas as regiões do estado. Temperatura amena devido à maior cobertura de nuvens.
Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.
![]() |
Gerência de Alerta |