ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.07.2016 (Frio Intenso – Geada)

ATENÇÃO

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Frente fria traz ventos fortes e mar fica agitado no Litoral de SC !

No decorrer da terça-feira (26/07) o vento do quadrante noroeste intensifica, com rajadas de 50 a 70km/h no Litoral de SC, deixando o mar agitado com picos de onda em torno de 2,0 m.

De quarta a sexta-feira (27/07 a 29/07), as ondas sobem ainda mais com picos de 2,5 m a 3,5 m, mais altos em áreas afastadas da costa. Condições de ressaca especialmente na quarta e quinta-feira, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Essa condição adversa de mar estará associada a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai, com deslocamento para o oceano, e avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.

Nova onda de ar polar declina a temperatura nos próximos dias !

Na terça-feira (26/07), o tempo muda em SC com a passagem de uma frente fria, que deve provocar baixo acumulado de precipitação no Estado. No final do dia, a onda de ar polar que acompanha a frente fria atinge o Sul do Brasil e declina a temperatura, favorecendo pequena chance de neve nas áreas altas da serra entre a noite de terça (26/07) e madrugada de quarta-feira (27/07).

Nas madrugadas de quinta e sexta-feira (27 e 28/07), a temperatura mínima será próxima de 0°C e negativa (entre -1°C e -4°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frente fria traz ventos fortes entre terça e quarta-feira em SC !

Frio com temperatura negativa e geada nos próximos dias !

Segunda-feira (25/07) – OBSERVAÇÃO PARA RAJADAS FORTES DE VENTO

Tempo: Sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação com máximas de 26 a 28°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Oeste.

Sistema: Sistema de alta pressão com centro no oceano influencia SC. Sistema de baixa pressão em desenvolvimento no norte da Argentina, RS e Uruguai.

Terça-feira (26/07) – ATENÇÃO PARA DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO

Tempo: No Oeste e Meio-Oeste, encoberto com chuva a partir do início do dia. Entre a tarde e noite, a chuva atinge as demais regiões. Condição de chuva especialmente para as regiões do Oeste ao Sul do Estado, e com baixo acumulado no período.

Temperatura: em declínio no final do dia.

Vento: noroeste, passando a sudoeste, moderado com intensas rajadas.

Sistema: Frente fria em deslocamento rápido no Sul do Brasil com ciclone extratropical na costa do Uruguai e RS. Massa de ar polar avança para o Sul do Brasil no final do dia.

Quarta-feira (27/07) – ATENÇÃO PARA DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Tempo: Chuva no início do dia, nas regiões do Planalto ao Litoral. O tempo melhora a partir do Oeste com sol no decorrer do período.

Temperatura: em declínio mais acentuado no decorrer do dia, com a atuação da massa de ar polar. A temperatura mínima ocorre à noite.

Vento: sudoeste a sul, moderado com intensas rajadas, devido ao ciclone extratropical na costa do RS, aumentando a sensação de frio em SC.

Quinta e sexta-feira (28 e 29/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões, com predomínio da massa de ar frio e seco.

Temperatura: em declínio na madrugada, com temperatura mínima negativa e geada nas áreas mais altas do Oeste ao Planalto, e Alto Vale.

Vento: sul, fraco, com rajadas mais intensas no litoral.

TENDÊNCIA de 30 de julho a 08 de agosto de 2016

Na maior parte do período, o sol predomina no Estado com tempo seco. Condição de chuva entre os dias 03 e 04/08, devido a um sistema de baixa pressão e posterior avanço de uma frente fria. A partir do dia 05/08, nova massa de ar polar declina a temperatura, favorecendo a ocorrência de geada em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta