AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 25.09.2017 – CARJR

nowcasting

 ALERTA SMS – 25/09 – 20:42 – Alerta de TEMPORAL E GRANIZO para MARAVILHA. Tempestade proxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, arvores e postes.ligue 199 ou 193.

AVISO 25/09/2017 – 20h25min: Na próxima hora, persiste a condição de pancadas de chuva com risco de granizo e rajadas de vento moderadas a fortes no Oeste e Extremo Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 25/09/2017 – 19h16min: Pancadas de chuva com risco de granizo e rajadas de vento moderadas a fortes nas proximidades de Chapecó e Xanxerê (Oeste de SC). Epagri/Ciram

AVISO 25/09/2017 – 17h20min: Na próxima hora, risco de temporal (chuva intensa – raios – rajadas de vento) e granizo isolado em áreas do Oeste e Meio Oeste de SC. Principalmente nas proximidades de Irani, Ponte Serrada, Lindoia do Sul, Ipumirim, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Xavantina, Xanxerê, Xaxim e municípios adjacentes.

ATENÇÃO 25/09/2017 – 16h45min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e risco de temporais (chuva rápida e intensa – raios – rajadas de vento) e granizo isolado no Oeste e Meio Oeste de SC. Epagri/Ciram)

 AVISO 25/09/2017 – 16h33min: Na próxima hora, risco de temporal isolado (chuva intensa – raios – rajadas de vento) e granizo isolado nas proximidades de Irani, Ponte Serrada e Lindoia do Sul,  e entre Faxinal dos Guedes, Xavantina e Xanxerê (Oeste e Meio Oeste de SC)

ALERTA SMS – 25/09-16:17 – Alerta de TEMPORAL E GRANIZO para PONTE SERRADA. Tempestade proxima.Busque abrigo.Fique longe de placas,arvores e postes.ligue 199 ou 193.

 ____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO ISOLADO !

Início: 25/09/2017 às 15:30h

Fim: 25/09/2017 às 21:00h

Regiões: Oeste e Meio Oeste ao Sul de SC.

Previsão: Pancadas de chuva descargas elétricas (raios). Risco de temporais localizados com granizo e vento forte (acima de 60 km/h).

Sistema: Convecção à tarde, associada ao calor e um cavado no RS.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporais com granizo localizado no Oeste e Meio Oeste de SC ! 

Segunda-feira (25/09) – AVISO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: variação de nuvens em SC, com maiores aberturas de sol no Oeste e Sul do Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, chuva fraca especialmente pela manhã e à noite. No decorrer da tarde pancadas de chuva com risco de temporal e granizo localizado no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: em elevação, mais alta Oeste, onde passa de 30ºC.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral e associadas a temporais.

Sistema: circulação marítima influenciando o setor nordeste do Estado. À tarde convecção no Oeste e Meio Oeste de SC.

 

Terça-feira (26/09) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS – RAIOS – GRANIZO ISOLADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: variação de nuvens no Estado, com chuva fraca na madrugada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer da tarde  pancadas de chuva com risco de temporal e granizo localizado no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: elevada em todas as regiões à tarde.

 Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral e associadas a temporais.

Sistema: à tarde convecção no Oeste e Meio Oeste de SC.

 

Quarta e quinta-feira (27 e 28/09) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – TEMPORAIS ISOLADOS (Acompanhar atualizações de boletins!)

Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No período da tarde e início da noite, condição de pancadas de chuva e temporais isolados.

Temperatura: mais elevada na quarta, diminuindo na quinta-feira.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

 

Sexta-feira (29/09) – Acompanhar atualizações de boletins !

Tempo: mais instável com condição de chuva no Oeste e Sul do Estado, atingindo as demais regiões no período da tarde e noite. Risco de temporal isolado especialmente nas áreas mais próximas ao RS.

Temperatura: amena em todas as regiões.

 Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 30 de setembro a 10 de outubro de 2017

Nos dias 30 e 01 há indicativo de chuva para todo o Estado, mais significativa no Oeste. Nos primeiros 10 dias de outubro, os indicativos são de chuva frequente em SC, com valores que devem amenizar a situação da estiagem, sobretudo no Oeste do Estado. A previsão é de temperatura mais amena no período, em relação às últimas semanas que foram marcadas pelo calor.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 25/09/2017 – 16h05min: Na próxima hora, risco de temporal isolado (chuva intensa – raios – rajadas de vento) e granizo isolado nas proximidades de Irani, Ponte Serrada e Vargem Bonita (Oeste e Meio Oeste de SC).

ATENÇÃO 25/09/2017 – 15h35min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva no Meio Oeste de SC, com temporais isolados nas proximidades de Vargem Bonita (Epagri/Ciram)