Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 26/05/2016

ATENÇÃO 26/05/2016 – 23h00min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

  

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM  

Sábado e domingo com chuva mais intensa no Oeste e Meio-Oeste de SC !

Acompanhar atualizações de boletins 

Sábado (28/05): chuva no Oeste e Meio-Oeste a partir da manhã, moderada a forte em alguns momentos. O acumulado médio previsto do dia varia de 40 a 60 mm e esses valores podem ser superados em algumas localidades. Nas demais regiões, total de chuva previsto em torno de 10 a 20 mm, mais para o final do dia. 

Domingo (29/05): chuva mais intensa no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Acumulado médio previsto do dia de 30 a 50 mm, podendo ser superado em algumas localidades.  Nas demais regiões, total de chuva previsto em torno de 10 a 30 mm. 

Nesses dias, há risco de temporal com descargas elétricas (raios) especialmente nas áreas do Oeste ao Litoral Sul, devido à influência de áreas de baixa pressão e formação de uma frente fria. 

Recomendações da Defesa Civil SC:   

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 Próximos dias com condição de chuva mais intensa em SC !

Quinta-feira (26/05) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA E RAIOS

Tempo: do Oeste ao Planalto, tempo mais fechado com chuva acompanhada de descargas elétricas (raios). Condição de chuva mais intensa no Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale e Planalto Norte de SC. No Litoral, maior presença de sol com chuva à noite.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: deslocamento de uma frente fria no mar, altura do RS e sul de SC. Baixa pressão no Paraguai e oeste da região Sul do Brasil.

 

Sexta-feira (27/05) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA E RAIOS

Tempo: no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, céu encoberto com chuva. Nas demais regiões, muitas nuvens com períodos de abertura de sol, e chuva no decorrer do dia. As chuvas no Estado devem ser acompanhadas de descargas elétricas (raios) e com maior intensidade no Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale e Planalto Norte de SC. Menores chances de chuva no Litoral Sul.

Temperatura: diminui, devido à cobertura de nuvens.

Vento: fraco a moderado, de nordeste a leste no interior, de sul com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: Áreas de baixa pressão no Sul do Brasil.

  

Sábado (28/05) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA E RAIOS

Tempo: Áreas de baixa pressão no Sul do Brasil mantêm o tempo instável em SC. Tempo chuvoso no Oeste e Meio-Oeste, atingindo as demais regiões ao longo do dia. Condição de chuva mais intensa no Oeste e Meio-Oeste, devido a um cavado entre médios e altos níveis da atmosfera.

Temperatura: estável, sem grande variação.

Vento: fraco a moderado com rajadas mais intensas, de nordeste no interior e de nordeste a leste no litoral.

 

Domingo (29/05) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA E RAIOS

Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, encoberto com chuva e trovoada na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, encoberto com chuva, melhorando à noite, com a formação de uma frente fria no Sul do Brasil e intensificação de um ciclone na costa do RS. Condição de chuva mais intensa no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul de SC.

Temperatura: estável, sem grande variação.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas.

 

Segunda-feira (30/05)

Tempo: o tempo melhora em todo o Estado, com predomínio de sol e poucas nuvens.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudoeste, moderado com rajadas mais intensas, especialmente no litoral.

 

TENDÊNCIA de 31 de maio a 09 de junho de 2016

A primeira semana de junho será marcada por dias de sol e poucas chances de chuva em SC. As temperaturas ficam mais baixas entre os dias 01 e 02/06, e entre 06 e 08/06.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 26/05/2016 – 21h10min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 26/05/2016 – 18h07min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Planalto Norte de SC, nas áreas de divisa com o Paraná. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 26/05/2016 – 14h50min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica (raios) no Oeste de SC, nas áreas de divisa com o Paraná. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 26/05/2016 – 10h51min: Nas próximas 2 horas, condição de chuva com descargas elétricas (raios) de atividade baixa/moderada no Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale de SC. (EPAGRI/CIRAM) 

ATENÇÃO 26/05/2016 – 09h00min: Nas próximas 3 horas, condição de chuva com descargas elétricas (raios) de atividade baixa/moderada no Oeste e Meio-Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)

CARJR