PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 27.01.2018 -EG

nowcasting

ATENCAO 28/01 06:50 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

ALERTA 27/01 17:37 – Granizo para São João do Oeste. Ocorrências 199 ou 193.

ATENCAO 27/ 01 16:47 – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RISCO DE GRANIZO ISOLADO nas proximas 2 horas. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

Observação 27/01 16:10 – Observam-se nucleos isolados associados a chuva moderada na Região Oeste e Extremo Oeste.

 ______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
________________________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM  

 Tempo mais fechado no Litoral, Interior com maiores aberturas de sol

Sábado (27/01)

Tempo: muitas nuvens na maior parte das regiões, com maiores aberturas de sol no interior do Estado. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva fraca e isolada, principalmente no início e final do dia. No Oeste, o sol aparece mais com pancadas de chuva bem isolada e de curta duração no final da tarde.

Temperatura: em elevação no Oeste, mais amena no Litoral.

Vento: leste, com variações de nordeste no interior.

Sistema: Alta pressão com centro no mar influenciando o leste de SC (circulação marítima).

 

Domingo (28/01)

Tempo: no Litoral Norte e Grande Florianópolis, permanece com chuva fraca e isolada no início e final do dia. Nas demais regiões, sol com aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Pancadas de chuva bem isolada e de curta duração no Oeste (desde o período da manhã) e nas regiões do Meio-Oeste e Planalto Norte (entre final da tarde e começo da noite).

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: leste a nordeste.

Sistema: Alta pressão com centro no mar afasta-se do litoral de SC. Baixa pressão no Paraguai influenciando o Oeste de SC. Nova frente fria aproxima-se do sul do Brasil.

 

Segunda-feira (29/01)

Tempo: no Litoral Norte, chuva fraca e isolada, principalmente no início e final do dia, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, aumento da nebulosidade com chuva no Oeste, desde o período da manhã, avançando para as demais regiões no decorrer da tarde.  A chuva será melhor distribuída nesse dia, e mais persistente, sem indicativo de valores intensos.

Temperatura: diminui um pouco em SC, mais amena no litoral.

Vento: leste, com variações de nordeste no interior.

 

Terça-feira (30/01)

Tempo: no Litoral, permanece a condição de chuva mais persistente, principalmente na madrugada. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. No Oeste, pancadas de chuva bem isolada à tarde.

Temperatura: mais amena no litoral, em elevação no oeste.

Vento: leste no litoral e de nordeste no interior.

 

Quarta-feira (31/01)

Tempo: no Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva fraca e isolada no início do dia. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens. Tempo mais seco principalmente no Oeste.

Temperatura: mais amena no litoral, em elevação no oeste.

Vento: sudeste no litoral e de nordeste no interior.

 

TENDÊNCIA de 01 a 10 de fevereiro de 2018

O início do período será marcado por um tempo mais seco, principalmente no interior de SC. No Litoral, permanece a condição de chuva frequente em todo o período. A partir do dia 04/02, a chuva volta a ser mais frequente em todas as regiões, com o fluxo de umidade da Amazonia novamente direcionado para o Estado de São Paulo. Essa condição favorece as chuvas em SC, principalmente nas regiões do litoral e norte.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Defesa Civil, Epagri/Ciram e redes sociais. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil