PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 27.02.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 27/02/2017 – 19h29min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

ALERTA – SMS – 27/02 18:58 – Alerta de ALAGAMENTO para PONTE SERRADA. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193 

OBSERVAÇÃO 27/02/2017 – 18h12min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva, com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 27/02/2017 – 17h23min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva, com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram) 

Segunda-feira (27/02) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: Presença de sol em todas as regiões de SC, com mais nuvens no meio oeste e Planalto. No decorrer da tarde pancadas isoladas de chuva no Litoral Norte e à noite do Planalto ao Litoral.

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste e Litoral.

Vento: fraco a moderado de sudeste, com variações de nordeste no oeste e Meio Oeste e variações de leste no Litoral.

Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar seco) sobre o sul do Brasil. Cavado (área alongada de baixa pressão) litoral de SP e SC. Formação de núcleos isolados no Litoral entre a tarde e noite, devido ao calor.

——————————————————————————————————————-

Terça-feira (28/02) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor na maior parte do dia em SC, com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde, especialmente no Litoral e, do Oeste ao Planalto Norte, próximo à divisa com o PR.

Temperatura: alta.

Vento: de nordeste, fraco a modedrado.

Sistema: massa de ar seco sobre SC e cavado no litoral do PR e de SC.

 

——————————————————————————————————————-

 

Quarta-feira (01/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: predomínio de sol em SC, com mais nuvens no norte de SC e Grande Florianópolis. Pancadas de chuva isolada associada ao calor na tarde e noite.

Temperatura: alta.

Vento: de norte a nordeste, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

Quinta-feira e sexta-feira (02 e 03/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada a qualquer momento em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral catarinense. Risco de temporais isolados entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste

Vento: de norte e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 04 a 13 de março de 2017 

Sol, variação de nuvens e chuva pouco significativa no Estado, os menores volumes serão registrados no Oeste e Meio Oeste. A chuva prevista no Estado estará associada a pancadas rápidas e bem localizadas durante a tarde, típicas de verão. Temperatura segue elevada no Estado.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

 ——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 27/02/2017 – 15h22min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva, com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 27/02/2017 – 13h18min – Nas próximas 2 horasPancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)