PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 29.03.2017

nowcasting

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (29/03) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS

Tempo: No litoral e norte de SC, muitas nuvens com chuva fraca (moderada em alguns momentos), especialmente na manhã e período noturno, e possíveis período com abertura de sol. No Oeste e Planalto Sul, predomínio de sol com mais nuvens no Planalto Sul. Atenção para risco de deslizamentos de terra e alagamentos pontuais na região Litorânea do Estado (Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul).

Temperatura: mais alta no Oeste (30°C), devido à pouca nebulosidade.

Sistema: alta pressão no mar, altura da Argentina, e baixa pressão no mar, altura do Sudeste do Brasil, favorecem o transporte de umidade para o leste de SC (circulação marítima).

——————————————————————————————————————-

Quinta e sexta-feira (30 e 31/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: No litoral de SC, muitas nuvens com chuva fraca no início do dia e período noturno, devido à circulação marítima, e aberturas de sol. No Oeste, tempo seco com predomínio de sol. Nos Planaltos e Vale do Itajaí, sol com muitas nuvens. Atenção para risco de deslizamentos de terra pontuais na região Litorânea do Estado (Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul).

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste no Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado. Rajadas mais intensas no Litoral na sexta-feira.

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

——————————————————————————————————————-

Sábado (01/04) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Permanece com chuva no litoral, especialmente no período noturno e primeiras horas da manhã. Sol nas demais regiões com tempo mais seco no Oeste e mais nuvens nos Planaltos e Vale do Itajaí.

Temperatura: mais alta no Oeste.

Vento: nordeste no Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Domingo (02/04)

Tempo: Sol com muitas nuvens em grande parte do Estado. Permanece com chuva no Litoral Norte, especialmente no período noturno e primeiras horas da manhã. Tempo mais seco no Oeste.

Temperatura: em elevação.

TENDÊNCIA de 03 a 12 de abril de 2017

Não há indicativo de passagens de frentes frias ou de mudanças significativas no tempo em SC, nesse período. Com isso, mantêm-se o predomínio de sol na maior parte do Estado, com temperatura mais elevada. Permanece o tempo mais seco no Oeste catarinense e a condição de chuva fraca no Litoral Norte, associada à umidade vinda do mar.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta