Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 29.04.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com condição de geada forte em Santa Catarina

No sábado (30/04) e domingo (01/05), o ar polar mantém a temperatura baixa no Estado, com mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Oeste ao Planalto. No Vale do Itajaí e Litoral, a mínima varia de 3°C a 10°C.  Durante o dia, a temperatura fica mais agradável.

A Figura abaixo mostra as regiões do Estado com maior probabilidade de ocorrência de geada forte no sábado (30/04).

prevgeada3004

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana ensolarado e mais frio durante a noite

Condições de geada moderada a forte no Estado (Ver Aviso Meteorológico)

Sexta-feira (29/04)

Tempo: Sol entre algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: em pequena elevação durante o dia e baixa à noite.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: massa de ar polar no Sul do Brasil. O aumento de nuvens no Estado se deve ao deslocamento de um cavado em médios e altos da atmosfera.

Sábado e Domingo (30/04 e 01/05) – AVISO

Tempo: Predomínio de sol e poucas nuvens em SC. O frio persiste na madrugada e amanhecer com temperatura próxima de 0°C e negativa com geada moderada a forte do Oeste ao Planalto e no Alto Vale do Itajaí. (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: baixa na madrugada e em gradativa elevação no decorrer do dia.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: massa de ar polar no Sul do Brasil.

Segunda e terça-feira (02 e 03/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa na madrugada, em elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 04 a 14 de maio de 2016

O período começa com predomínio de sol e temperatura em elevação no Estado. Nos dias 07 a 10 volta a ocorrer chuva em SC, por influência de um sistema de baixa pressão e passagem de uma frente fria. Na sequencia, a temperatura diminui novamente com o avanço de uma nova massa de ar frio.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta