AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 29.12.2017

nowcasting

SEM AVISO

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

________________________________________________________________

AVISOS METEOROLÓGICOS – EPAGRI/CIRAM
TOTAIS ELEVADOS DE CHUVA!

AVISO 1:

Início: 29/12/2017 às 10:00h
Fim: 29/12/2017 às 22:00h
RegiõesOeste.  
PrevisãoPancadas de chuva com descarga elétrica, acumulando elevados totais no período, que podem chegar a 80 mm, em pontos localizados. Na madrugada, já foram registrados totais em torno de 50 mm em 6 horas.
SistemaBaixa pressão no Paraguai.

——————————————

AVISO 2:

Início: 30/12/2017 às 00:00h
Fim: 30/12/2017 às 22:00h 
RegiõesGrande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. 
PrevisãoChuva persistente, acumulando elevados totais no período, que podem chegar a 80 e 100 mm. Condição de chuva localmente forte em alguns momentos.
SistemaBaixa pressão entre o litoral de SP e norte de SC, com cavado em médios níveis.

Laura Rodrigues e Clovis Correa – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 _________________________________________________________________  

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizoProteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
 
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

________________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM
Vento forte e ressaca no Litoral de SC

Início: 30/12/2017 às 06:00h
Fim: 31/12/2017 às 12:00h
Regiões: Grande Florianópolis e Litoral Norte, em áreas mais afastadas da costa.
Previsão: Rajadas de vento de leste e sudeste de 50 a 70 km/h. Onda de leste com picos de 2.5m a 3.0m. Mar muito agitado e risco de ressaca.
Sistema: baixa pressão entre o litoral de SP e litoral norte de SC.

Clóvis Corrêa e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 _________________________________________________________________  

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca. 
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
 
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM
Tempo mais chuvoso em SC entre sexta e sábado. Melhora do tempo no domingo.  

Sexta-feira (29/12) – TOTAIS ELEVADOS DE CHUVA – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: muitas nuvens no Estado com pancadas de chuva desde o início do dia no Oeste e Planalto Norte, estendendo-se para as demais regiões no decorrer da tarde (ver Aviso). No sul de SC, maiores aberturas de sol com pancadas de chuva entre o final da tarde e noite.

Temperatura: mais elevada no Litoral Sul.

Vento: leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Baixa pressão no Paraguai influenciando o oeste de SC. Circulação marítima (ventos úmidos do mar) influenciando o litoral.

 

Sábado (30/12) – TOTAIS ELEVADOS DE CHUVA E MAR AGITADO- ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: na Grande Fpolis e norte de SC, chuva persistente, acumulando elevados totais (ver Aviso). Nas demais regiões do Estado, sol com variação de nuvens e chuva isolada a qualquer momento.

Temperatura: mais elevada no oeste e sul.

Vento: leste a sudeste com rajadas mais intensas na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e de nordeste a noroeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Mar: Muito agitado com ondas de leste de 1.5 a 2.5 metros e picos de 3.0 a 3.5 metros.

Sistema: Baixa pressão entre o litoral de SP e de SC.

 

Domingo (31/12) – MAR AGITADO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: na Grande Fpolis e Litoral Norte, permanece uma condição de chuva mais isolada e de menor intensidade, com a baixa pressão afastando-se da costa de SC. No Litoral Sul, chuva persistente, melhorando no final do dia. Nas demais regiões do Estado, sol com variação de nuvens e pancadas de chuva isolada entre a tarde e início da noite.

Temperatura: mais elevada no oeste.

Mar: Muito agitado com ondas de leste de 1.5 a 2.0 metros e picos de 2.5 a 3.0 metros.

Vento: sul a sudeste com rajadas mais intensas na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e de nordeste a noroeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (01/01)

Tempo: o dia começa com sol em SC. Pancadas de chuva isolada a partir da tarde.

Temperatura: mais elevada no oeste.

Vento: nordeste a sudeste no litoral, e de noroeste a sudeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Terça-feira (02/01) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS! 

Tempo: chuva no decorrer do dia em todas as regiões, a partir do Oeste, devido à formação de uma frente fria com passagem rápida em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: noroeste virando para sul no fim do dia, moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 03 a 12 de janeiro de 2018

O período será marcado por um tempo mais seco e dias de sol em SC, com poucas chances de chuva.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram e redes sociais. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENCAO SMS – 29/12 19:13 – CHUVA INTENSA para parte do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Norte nas proximas 2 horas. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 29/12/2017 – 17h00min: chuva, moderada por alguns momentos no Meio Oeste e Litoral Norte próximo ao PR, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENCAO SMS – 29/12 12:58 – CHUVA INTENSA para parte do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí nas proximas 3 horas. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO – 29/12 12:40 – Pancadas de chuva, localmente forte em alguns momentos e com raios, no Planalto Norte, Litoral Norte e Alto Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENCAO SMS – 29/12 10:05 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA A FORTE para Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte nas proximas 2 horas.  Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO – 29/12/2017 09h45min: Pancadas de chuva, localmente forte em alguns momentos e com raios, no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO – 29/12/2017 07h45min: Pancadas de chuva, localmente forte em alguns momentos e com raios, no Oeste de SC, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO SMS 29/12 06:50 – CHUVAS INTENSAS para as regiões do Oeste e Meio Oeste nas próximas 3 horas. Alerta de Alagamentos. Procure abrigo. Ligue 199 ou 193.