PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 30.08.2018 – PH

nowcasting

SEM AVISO

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Tempestades com granizo e ventania

Início: 31/08/2018 às 14:00h

Fim: 31/08/2018 às 23:59h

Regiões: todas, especialmente do oeste ao sul.

Previsão: tempestades com descarga elétrica de intensa atividade, rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo isolado.

Sistema: avanço de uma nova frente fria para SC e forte calor.

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI-CIRAM

Chuva volumosa

Início: 01/09/2018 às 15:00h

Fim: 02/09/2018 às 12:00h

Regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Previsão: chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, acumulando de 50 mm a 70 mm em média, em 48 horas. No sul do Estado, pontuais mais elevados, de 100 mm ou mais em 48 horas.

Sistema: baixa pressão com intenso aporte de umidade do norte do país.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Chuva no final de semana!

Quinta-feira (30/08)

Tempo: sol em todas as regiões, com períodos de mais nuvens no norte do Estado.

Temperatura: bem elevada, com máximas acima de 30°C no oeste e sul de SC.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

Sistema: alta pressão com centro no oceano influencia SC. Nova frente fria em formação entre Uruguai e RS.

Sexta-feira (31/08):

Tempo: aumento de nuvens em todas as regiões. Do Oeste ao Sul, pancadas de chuva  com raios a partir da tarde, estendendo-se às demais regiões a partir da noite. O forte calor torna bem favorável a condição de temporal, com intensas rajadas de vento e granizo isolado, principalmente do Oeste ao Sul  (Ver Aviso).

Temperatura: mais elevada no norte de SC.

Vento: norte a noroeste, moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria avança para SC.

Sábado e domingo (01 e 02/09):

Tempo: encoberto com chuva e raios em todas as regiões, devido à permanência de baixas pressões em SC. Condição favorável para elevados totais de chuva no sul de SC (Ver Aviso).

Temperatura: diminui devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas principalmente no sul e litoral, devido à intensificação de um ciclone na costa.

Segunda-feira (03/09):

Tempo: encoberto no oeste. Nas demais regiões, encoberto com chuva de menor intensidade, melhorando no decorrer do dia, com o afastamento da baixa pressão para o mar.

Temperatura: em declínio, com o avanço de uma nova massa de ar frio para o sul do Brasil.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com intensas rajadas, principalmente no litoral, devido ao ciclone extratropical na costa.

TENDÊNCIA de 04 a 13 de setembro de 2018

Período marcado por predomínio de sol, tempo seco e temperatura mais elevada, com poucas chances de chuva. Temperatura mais baixa somente no início do período, entre 04 e 05/09, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta