PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 30.10.2018 – PH

nowcasting

ATENÇÃO 31/10/2018 – 07h10min – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS PONTUALMENTE FORTES e RAIOS no OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, VALE DO ITAJAÍ, LITORAL SUL e GRANDE FLORIANÓPOLIS nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

AVISO SMS 31/10/2018 – 06h26min – TEMPORAL (CHUVA INTENSA, RAJADAS DE VENTO, RAIOS) E GRANIZO ISOLADO, NO OESTE, MEIO OESTE e PLANALTO SUL nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Chuva volumosa no Oeste e Meio-Oeste

Início: 31/10/2018 às 06:00h

Fim: 01/11/2018 às 12:00h

Regiões: Oeste e Meio-Oeste.

Previsãochuva moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 80 a 100 mm em média no período, podendo ocorrer pontuais acima. Risco de temporal isolado com raios na quarta-feira (31/10).

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e avanço de uma frente fria pelo RS e SC.

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

________________________________

 PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira com sol e poucas nuvens, quarta-feira chega  chuva no Estado!

 

 

Terça-feira (30/10): CHUVA NO OESTE  E MEIO OESTE A PARTIR DA NOITE. ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol e algumas nuvens na maior parte do dia em SC. À noite mais nebulosidade e chuva no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: sistema de alta pressão na costa sul do Brasil.

 

Quarta-feira (31/10): TEMPORAIS ISOLADOS, CHUVA MODERADA  A FORTE DO OESTE AO LITORAL SUL. ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: encoberto com chuva e raios do Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia. Nas demais regiões, aumento de nebulosidade com chuva na tarde e noite. Temporais isolados, com chuva moderada a forte por alguns momentos especialmente no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: elevada no Litoral e norte do Estado, amena nas demais regiões devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: sistema de alta pressão na costa sul do Brasil. Cavado (área alongada de baixa pressão) no Oeste de SC e avanço de frente fria pelo RS e SC.

 

Quinta-feira (01/11): CHUVA EM TODAS AS REGIOES DEVIDO AO AVNÇO DE FRENTE FRIA EM SC. ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, devido ao avanço da frente fria por SC. No Planalto Sul e Litoral Sul a chuva diminui, com melhoria no tempo entre o fim da tarde e noite.

Temperatura: amena por causa da cobertura de nuvens e a chuva.

Vento: noroeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (02/11): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com pancadas de chuva no Oeste e Meio Oeste a partir da tarde.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (03/11):

Tempo: predomínio de nuvens com chuva no decorrer do período, principalmente do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: amena, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste, com variações de oeste no Oeste e Meio Oeste catarinense, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 04 a 12 novembro de 2018

 

Durante o período ocorre chuva com freqüência em SC, devido a áreas de baixa pressão e à passagem de uma frente fria entre os dias 09 e 10/11, alternando com 1 a 2 dias de tempo firme sem chuva. Temperatura amena, devido ao predomínio de nuvens na maior parte do período.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

 

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

ANTERIORES:

ATENÇÃO SMS 31/10/2018 – 05h26min – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS PONTUALMENTE FORTES e RAIOS no PLANALTO SUL, LITORAL SUL e áreas do OESTE e MEIO OESTE (divisa com RS), nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS 31/10/2018 – 03h02min – PANCADAS DE CHUVA MODERADAS PONTUALMENTE FORTES e RAIOS no LITORAL SUL e áreas do PLANALTO SUL (divisa com RS), nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS 31/10/2018 – 01h35min – PANCADAS DE CHUVA, RAIOS e RAJADAS DE VENTO no LITORAL SUL e áreas do PLANALTO SUL (divisa com RS), nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 30/10 14:40 – Rajadas de vento de 40 a 60 km/h no Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.