PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 31.05.2017

nowcasting

ALERTA CEMADEN – 01/06/2017 04:41:37 – Risco de Movimento de Massa – Moderado no Município de Florianópolis – SC.

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS e ALAGAMENTOS na GRANDE FLORIANÓPOLIS – 04h20min: Devido aos altos volumes acumulados nas últimas 3h, na Grande Florianópolis, como também da continuidade da chuva, risco moderado/alto para deslizamentos e alagamentos na região.

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS – 31/05/2017 15h:48 – Em virtude dos acumulados próximos ou superiores 150 mm nas últimas 96 horas e acima de 30 mm nas últimas 3 horas, bem como a continuidade das chuvas pelo radar, alerta-se para o risco de deslizamentos de terra no LITORAL NORTE E VALE DO ITAJAÍ, especialmente os municípios de Itapema, Itajaí, Ilhota, Pomerode, Indaial e Navegantes

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193
 _______________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 _______________________________________________________________________

AVISO

 AVISOS METEOROLÓGICOS – EPAGRI/CIRAM

CHUVA PERSISTENTE COM ALTO VOLUME EM SC!

AVISO 1

Inicio: 31/05/2017 às 08:00h

Fim: 31/05/2017 às 23:59h 

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: Chuva persistente, moderada a localmente forte em alguns momentos, acumulando elevados totais.

Terça-feira (30/05): Acumulando em média de 60 mm a 80 mm, especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC. No Alto Vale, acumulado de 30 mm a 50 mm em média. Caso as previsões se confirmem há risco de Alagamentos, Enxurradas, Vendaval e Deslizamentos de Terra.

Quarta-feira (31/05): Acumulando em média de 80 mm a 100 mm em todas as regiões.

Sistema: Baixa pressão deslocando-se do Oeste para o Litoral de SC.

_________________________________________________________________

AVISO 2

Inicio: 01/06/2017 às 00:00h

Fim: 01/06/2017 às 23:59h 

Regiões: PLANALTO SUL, LITORAL SUL E GRANDE FLORIANÓPOLIS.

Previsão: Chuva persistente, moderada a localmente forte em alguns momentos, acumulando elevados totais em 24 horas. No Planalto Sul e Litoral Sul, de 60 mm a 80 mm em média, com pontuais de 100 mm. Na Grande Florianópolis, de 30 mm a 50 mm em média.

Sistema: ciclone no Litoral de SC.

Atualização: 10h00min – 31/05/2017. 

ALERTA: em 48 horas (quarta e quinta-feira), o acumulado de chuva pode chegar a 150 mm no sul de SC e esse total pode ser superado em localidades isoladas. Considerar que em algumas regiões do Estado ocorreu uma elevação no nível dos rios nos últimos dias e o solo encontra-se encharcado, devido à chuva persistente desde o dia 26/05.

Laura Rodrigues / Clóvis Correa –  Meteorologistas

_________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO E MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

RAJADAS FORTES DE VENTO E MAR MUITO AGITADO EM SC!

Inicio: 01/06/2017 às 00:00h

Fim: 02/06/2017 às 12:00h

Previsão: Rajadas de vento de 80 a 100 km/h na costa de SC. As rajadas mais intensas ocorrem na altura do Litoral Sul. Mar muito agitado com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, totalmente desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: Ciclone na costa de Santa Catarina.

Laura Rodrigues / Clóvis Correa –  Meteorologistas

  _________________________________________________________________

ALAGAMENTOS COSTEIROS EM SC!

Nos dias 31/05 a 02/06 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 2.0 a 2.5 m), influência da maré, ventos do quadrante sul, nos dias 01 e 02/06, e chuvas fortes e contínuas ocorridas no estado. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré.

Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas dos rios estarão prejudicadas para escoar o excesso hídrico. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias e complexos hidrológicos como: Rio Chapecó, Rio Jacutinga, Rio dos Queimados – Concórdia, Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Araranguá, Rio Urussanga, Rio Tubarão, Rio Cubatão do Sul, Rio Biguaçú, Rio Tijucas, Rio Camboriú, Alto e Baixo Vale do Itajaí, Rio Itapocú e Rio Cubatão em Joinville.

 Recomenda-se acompanhar monitoramento e atualizações de boletins. 

Laura Rodrigues / Clovis Correa –  Meteorologistas Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

 ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS EM SC 

ALERTA – 31/05/2017 08h00min – Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nas últimas 96 horas, bem como a indicação da continuidade das chuvas para os próximos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado especialmente, no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM SC

Conforme AVISO METEOROLÓGICO emitido, são esperados volumes significativos de chuva entre esta quarta-feira (31) e quinta-feira (01/06). Caso as previsões se confirmem, há risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Cará, Rio Uruguai e todas as bacias do Litoral Sul.  

Atenção para possibilidade de inundações nas Bacias do Rio do Peixe, Rio Tijucas e Rio Queimados.  

Cabe ressaltar que as chuvas podem vir com forte intensidade podendo ocorrer alagamentos e enxurradas nos rios menores em todas as Regiões do Estado.

Acompanhe o monitoramento e as atualizações de boletins.

 _________________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (31/05) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos. Atenção para alto volume de chuva no Estado (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: amena, sem grande variação.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com fortes rajadas, especialmente do Oeste ao Litoral Sul.

Sistema: ciclone em deslocamento do oeste para o litoral de SC.

 

Quinta-feira (01/06) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: no Planalto Sul e Litoral Sul, persiste a condição de chuva e com altos volumes (ver Aviso Meteorológico). Na Grande Florianópolis e Norte do Estado, chuva melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol. No Oeste e Meio-Oeste, muitas nuvens e ainda condição de chuva fraca/chuvisco.

Temperatura: em declínio no decorrer do dia, devido à chegada de uma massa de ar frio.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com fortes rajadas do Planalto ao Litoral.

Mar: muito agitado com picos de onda de 3.0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Sexta-feira (02/06) – ATENÇÃO PARA RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR AGITADO – ACOMPANHE ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: No Litoral Sul e Planalto Sul, sol com muitas nuvens e ainda com chance de chuva fraca na madrugada. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens.

Temperatura: baixa.

Vento: virando de sul para nordeste no Oeste. Nas demais regiões, sudoeste a sul, com fortes rajadas no Litoral.

Mar: muito agitado com picos de onda de 3.0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Sábado (03/06)

Tempo: sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa na madrugada.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (04/06) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: chuva no decorrer do dia em todas as regiões, com a passagem de uma nova frente fria no litoral Sul do Brasil e a intensificação de uma baixa pressão no oeste de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 05 a 14 de junho de 2017

Permanece a condição de chuva frequente e com acumulados significativos, em todas as regiões de SC, pelo menos até o dia 08/06. Entre os dias 09 e 11/06, o sol aparece no Estado, com declínio de temperatura (massa de ar frio), voltando a ocorrer chuva em SC no final do período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 31/05/2017 – 09h48min: Nas próximas 2 horas, chuva persistente de intensidade moderada no  Meio Oeste, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 31/05/2017 – 20h43min : Chuva persistente moderada a localmente forte no Litoral Norte de SC nas próximas 2 horas. Nas demais regiões chuva persistente fraca a moderada nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

CEMADEN – 31/05/2017 19:18 – Risco de Movimento de Massa – Moderado no Município de  SC – Garuva.

CEMADEN – 31/05/2017 19:18 – Risco de Inundação – Moderado no Município de  SC – Gaspar.

AVISO – 31/05/2017 – 18h25min : Nas próximas 2 horas, chuva persistente moderada a localmente forte no Litoral Norte de SC nas próximas 2 horas. Nas demais regiões chuva persistente fraca a moderada.(Epagri/Ciram)

ALERTA – 31/05 18:59 – Alerta de ALAGAMENTO para ARAQUARI. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193

ALERTA – 31/05 19:09 – Alerta de ALAGAMENTO para BARRA VELHA. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193