PREVISÃO VOLTADO PARA DEFESA CIVIL SC – 13.11.2017 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE RESSACA NO LITORAL CATARINENSE !

Início: 12/11/2017 às 08:00h

Fim: 13/11/2017 às 22:00h

Região: PASSO DE TORRES A FLORIANÓPOLIS.

Previsão: Vento de quadrante sudoeste a sudeste mais intenso no oceano, com rajadas de 50 a 65 km/h, gera ondas de 3,0 a 3,5 m, desfavorável para atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações. Associado a essa condição ocorre empilhamento da água na costa, com a quebra das ondas mais próximo ao continente, podendo ocasionar ressaca e alagamentos costeiros nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Boletim atualizado em 11/11/2017.

Argeu Vanz – Oceanógrafo
Gilsânia Cruz – Meteorologista

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira (13/11)

Tempo: firme e ensolarado em SC.

Temperatura: elevada, com máximas de 30°C.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Mar: ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m.

Sistema: alta pressão (massa de ar quente e seco) no Sul do Brasil.

Terça a quarta-feira (14 e 15/11)

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: mais elevada nas madrugadas.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão (massa de ar quente e seco) no Sul do Brasil. Frente fria chegando ao RS na quarta-feira.

Quinta-feira (16/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol com aumento da nebulosidade e condição de chuva a partir da noite, em todas as regiões, devido à frente fria no litoral de SC e predomínio de baixas pressões no Estado.

Temperatura: bem elevada com sensação de ar abafado.

Vento: Noroeste, moderado com rajadas, virando para Sul no Litoral, com a passagem da frente fria na região.

Sexta-feira (17/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: chuva com descarga elétrica em todas as regiões, devido ao predomínio de baixas pressões no Sul do Brasil e elevados índices de umidade do ar. ATENÇÃO para a condição de temporal localizado e totais elevados de chuva, especialmente no Oeste de SC.

Temperatura: bem elevada com sensação de ar abafado.

Vento: Norte, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de novembro de 2017

Permanece com chuva de volumes significativos no dia 18/11. A partir do dia 19/11, o tempo seco e os dias de sol voltam a predominar em SC, com temperatura elevada durante o dia. Entre 24 e 25/11, nova frente fria traz chuva para todas as regiões. Condição de chuva mais intensa no Oeste.

Laura Rodrigues – Meteorologista  Epagri/Ciram

defesa civil