Primeiro evento de frio intenso de 2023 em SC

                                                      Elaborado em: 17/04/2023 – N° 039/2023

                                                         Meteorologistas: Francine Sacco

                                  Primeiro evento de frio intenso de 2023 em SC

 

Depois de  um início de semana chuvoso em alguns pontos de SC, o tempo muda no decorrer da quarta-feira (19) com a chegada de uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que além de firmar o tempo vai também declinar bruscamente as temperaturas. A maior queda será sentida nas áreas altas do estado entre o Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste, regiões onde as mínimas vão apresentar valores negativos. Mesmo assim, o frio será amplo e as madrugadas de quarta (19) até sexta (21) serão frias em todo o estado, com mínimas próximas a abaixo dos 10°C em todas as regiões. 

Nestes dias há condições favoráveis para formação de geada desde o Extremo Oeste até os planaltos e também no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. 

Em virtude do declínio acentuado das temperaturas entre terça (18) e quarta-feira (19) e da permanência do frio nas noites e madrugadas seguintes é importante tomar cuidados com a saúde, sobretudo com enfermos, idosos, crianças e animais. 

 

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.