OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 27.07.2017

nowcasting

SEM AVISOS

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

TARDES COM BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – RISCO DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS !

Quinta-feira (27/07) – OBSERVAÇÃO PARA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS – NEVOEIRO

Tempo: segue estável com predomínio de sol em boa parte do Estado. Restrição na visibilidade no Litoral Norte e áreas próximas devido à presença de nevoeiros.

Temperatura: elevada na maior parte do dia e um pouco mais amena no Litoral devido aos nevoeiros.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Umidade relativa do ar: baixa principalmente no período da tarde, em torno de 30 a 40% no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndios em áreas propícias.

Sistema: Sistema de alta pressão (massa de ar seco) no Sul e Sudeste do Brasil, com centro sobre o oceano.

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Baixa Umidade Relativa do Ar: Em Estado de Atenção (entre 21 e 30%), evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 16 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; Consumir água à vontade. Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde).

Queimadas – Incêndios Florestais: Atenção para o tempo muito seco que favorece o risco de focos de incêndio em áreas propícias. Não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. Agricultor não coloque fogo nas pastagens e lavouras. Ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o corpo de bombeiros pelo 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

________________________________________________________________

Sexta-feira (28/07) – OBSERVAÇÃO PARA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR – QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS – NEVOEIRO

Tempo: nebulosidade baixa e formação de nevoeiros ao amanhecer especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Florianópolis. Céu claro, com sol e poucas nuvens na maior parte do dia em todas as regiões de SC. Segue a restrição de visibilidade nas áreas próximas ao Litoral.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sábado, domingo e segunda-feira (29, 30 e 31/07)

Tempo: sol e calor na maior parte de SC, com mais nuvens da Grande Florianópolis ao norte do estado. Nevoeiros e mais nuvens pela manhã no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: elevada para a época do ano, com máximas superando os 25°C em boa parte do estado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral na sexta-feira.

TENDÊNCIA de 01 a 10 de agosto de 2017

A partir da tarde de 02/08 a nebulosidade aumente em todas as regiões catarinenses, com chuva pouco significativa no Planalto Sul e Litoral Sul. Entre os dias 03, 04 e 05/08 chuva na maior parte do estado, porém com volumes diários pouco significativos. A temperatura segue amena nos horários da madrugada e manhã, durante a tarde com elevação gradativa.

Marcelo Martins – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil