Programa Defesa Civil na Escola

O QUE É

O programa Defesa Civil na Escola é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina visando promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente a ocorrência de eventos adversos.

É um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.

A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Lei 12.698 de 2012, tem em seus principais preceitos a AUTOPROTEÇÃO e o programa Defesa Civil na Escola é uma forma de assegurar o cumprimento da referida legislação.

O Programa Defesa Civil na Escola alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes.

O QUE FAZEMOS

Visando a curricularização da temática Proteção e Defesa Civil professores e alunos são capacitados para atuar de forma compartilhada e eficaz na gestão de riscos e de desastres junto a comunidade e a Defesa Civil dos municípios catarinenses.

As atividades de formação são realizadas em parceria com o IFC Camboriú, com a Secretaria Estadual de Educação por meio de Termo de Cooperação, e Secretarias Municipais de Educação por meio de Termo de Adesão.

O programa pauta-se em diretrizes e fundamentos nacionais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, BNCC, ECA) e internacionais (ONU, EIRD, Marco de Sendai) que objetivam melhorar o futuro, por meio de cidadãos (estudantes) mais preparados e conscientes.

COMO FAZEMOS

Reunião de motivação com a Secretaria Municipal/Estadual de Educação, e COMPDEC;

Apresentação do programa para Coordenadores, Diretores e Professores;

Conteúdo e atividades práticas abordadas por módulo;

Atividades participativas, lúdicas e associadas as diferentes disciplinas;

Utilização de fantoches, teatro, gincanas, feiras, visitas técnicas, plantio de mudas, entre outras;

Exposição das atividades e organização simulado;

Formação do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil;

Formatura com entrega de certificados.

COM QUEM FAZEMOS

PARCEIROS DO PROGRAMA

IFC Camboriu

Secretaria Estadual de Educação

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Araranguá, Arvoredo Aurora, Caçador, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Cocal do Sul, Concórdia, Curitibanos, Entre Rios, Florianópolis, Içara, Imporã do Oeste, Ipira, Iraceminha, Itapema, Jaraguá do Sul, Lages, Mafra, Papanduva, Pinheiro Preto, Riqueza, São Bernardino, São João Batista, São José, São Martinho, São Miguel do Oeste, Taió, Timbó, Tubarão, Urupema, Xanxerê.

REPOSITÓRIO DE MATERIAIS

Acesse aqui o link para ter acesso aos materiais de apoio do Programa Defesa Civil na Escola - PDCE https://sites.google.com/view/defesacivilnaescola/p%C3%A1gina-inicial

MATERIAIS E PRODUTOS

Kit Escola