Chuva intensa e volumosa atinge o norte de SC no final de semana e provoca estragos

Entre o final da tarde do sábado, 24, e a madrugada do domingo, 25, a circulação marítima, reforçada por instabilidades em diversos níveis da atmosfera, favoreceu o desenvolvimento de um intenso núcleo de instabilidade entre as regiões do Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e de parte do Planalto Norte. Esta instabilidade foi responsável por provocar chuva intensa e volumosa no nordeste catarinense, a cidade de Araquari foi a mais afetada, com acumulados de 181 mm em apenas 3 horas, seguida por Joinville, onde os acumulados somaram 98 mm no mesmo período de tempo.

Foto:  Defesa Civil do município de Araquari.

De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), com dados extraídos das estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Araquari, nas últimas 48h, choveu 284 milímetros, superando a média climatológica mensal de chuvas para esta cidade. E em Joinville, os acumulados de chuva em 48 h foram de 178 mm, representando quase 70% da média esperada para fevereiro.

Foto:  Defesa Civil do município de Joinville.

Decretos de Situação de Emergência

Até o momento, três municípios decretaram Situação de Emergência (SE) devido as fortes chuvas ocorridas no último final de semana de fevereiro, são eles: Araquari, Joinville e Balneário Barra do Sul, todos registraram ocorrências e alterações por conta de alagamentos, deslizamentos e queda de muros e árvores.

Em Araquari os bairros mais afetados foram o Itinga, Centro e Rainha. Em Joinville, conforme o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, cerca de 45 mil pessoas foram afetadas, os bairros mais atingidos foram Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães. E em Balneário Barra do Sul todo município foi atingido.