Defesa Civil de Santa Catarina age com rapidez no atendimento às pessoas atingidas pelas chuvas

Entre os dias 11 e 16 de abril, o estado de Santa Catarina sofreu com chuvas intensas, onde a Grande Florianópolis foi atingida por um significativo volume de precipitação, resultando em impactos críticos em muitos municípios da região. De acordo com dados do Relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), até o momento, 30 municípios registraram informações de ocorrências, sendo os mais atingidos: Palhoça, São João Batista, Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba.

Por meio de ação integrada, os trabalhos da equipe da SDC foram desenvolvidos de forma ágil e eficaz, atendendo prontamente às necessidades da população afetada pelas chuvas nos municípios. Em Palhoça, por exemplo, no dia 15 de abril, a Secretaria garantiu o fornecimento de alimentos e água para as pessoas que estavam trancadas na fila no Morro dos Cavalos, situado na BR-101, por conta de uma queda de bloco que interrompeu o fluxo normal de trânsito na localidade. Foto: Airton Fernandes / Ascom SDC

::: Saiba mais sobre a distribuição de alimentos e água no Morro dos Cavalos :::

Já em Paulo Lopes, um dos municípios mais atingidos, os Itens de Assistência Humanitária (IAH) chegaram em menos de 24 horas. “O município realizou contato com a Defesa Civil estadual,  após decreto de situação de emergência, para verificar a possibilidade de solicitação de apoio no fornecimento de itens de assistência humanitária e, em menos de 24 horas, a nossa Secretaria atendeu à solicitação e realizou a entrega”, declarou Major Ireno, gerente de Assistência Humanitária.

::: Saiba mais sobre a entrega de itens de assistência humanitária em Paulo Lopes :::

Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel BM Fabiano de Souza, a pronta resposta e o atendimento da equipe da Secretaria e também dos demais órgãos estaduais e federais envolvidos, como o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), a Polícia Civil, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram os diferenciais da ação integrada. “Todo processo foi conduzido com o propósito de amenizar os impactos das chuvas e proporcionar segurança e alívio para as pessoas afetadas e,  ao longo de toda a ação, conseguimos observar a preparação e a prontidão das autoridades para lidar em situações de desastres e suas consequências reafirmando a importância do trabalho em conjunto para a construção de uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar eventos adversos”, enfatizou.

Ações de preparação da Defesa Civil

Antes do evento adverso de mais impacto acontecer, a equipe técnica da Secretaria da Proteção e Defesa Civil realizou, em 11 de abril, uma reunião entre os membros do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil.

A reunião teve o intuito de repassar as previsões do tempo e os avisos meteorológicos, além de, também, alinhar ações em nível operacional nas regiões onde seriam esperados os maiores impactos oacasionaos pelas chuvas. O encontro ocorreu de forma presencial na Sala de Crise da SDC mas contou com a presença online dos órgãos: CBMSC, PMSC, SAS, SAQ, SAP, PCSC, CELESC, CASAN, entre outros.

Essa prática de reunir todos os órgãos está protocolada e é adotada sempre que a equipe de Monitoramento e Alerta da SDC detecta situações com potencial moderado, alto ou muito alto de risco.

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), durante as fortes chuvas na segunda semana de abril, operou em nível amarelo, MONITORAMENTO INTENSIFICADO para acompanhamento do cenário meteorológico e atendimentos.

Ocorrências nos municípios

Alguns municípios da Grande Florianópolis sofreram mais com o volume de chuvas. Até o fechamento do Relatório sete municípios emitiram Decretos de Situação de Emergência: Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba, Águas Mornas, Imbituba e Palhoça, a documentação dos processos está em análise para homologação pelo Estado.

Quanto aos danos e prejuízos, chegaram a 194 pessoas desalojadas, sendo 20 no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, duas pessoas desalojadas em Tubarão, 120 desalojadas em Paulo Lopes, e já em Palhoça 50 desalojados e 11  desabrigados.

Defesa Civil somos todos nós!

ACESSE AQUI: RELATÓRIO CHUVAS_atualizado

Informações adicionais para a imprensa:

Grasiele Aguiar / Thuana Raimondi ASCOM  – Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina Fone: (48) 3664 – 7000 E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br / ascom.adm01@defesacivil.sc.gov.br www.defesacivil.sc.gov.br