Estado entrega ponte para comunidade de Abelardo Luz e garante segurança para mais de mil famílias

Uma obra aguardada há mais de 20 anos foi entregue na manhã desta sexta-feira, 5, para os moradores do município de Aberlardo Luz. O investimento em infraestrutura é um dos mais importantes da história de Abelardo Luz, beneficiando diretamente mais de 400 famílias e indiretamente mais de 1.000 famílias que vivem da agricultura. A inauguração da estrutura contou com a presença do governador Jorginho Mello, acompanhado do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, além das autoridades locais.

Foto: Eduardo Valente/Secom

A ponte que possui 98 metros de extensão vai garantir a ligação entre a comunidade do Capão Grande e a região central do município.

“Estamos hoje no Oeste para fazer a entrega de importantes obras. Essa ponte que estamos inaugurando aqui na Capão Grande vai trazer dignidade a essas famílias. Foram anos atravessando de caiaque, barcas improvisadas sem segurança. Agora será uma nova realidade”, destacou o governador Jorginho Mello.

A obra é muito aguardada pelos moradores do local, que até então realizavam a travessia de balsa. Em épocas de cheias do rio, de estiagem ou condições climáticas desfavoráveis, a balsa ficava inoperante. A rota alternativa utilizada como desvio para os moradores possui cerca de 30 km.

Foto: Eduardo Valente/Secom

Mais segurança

Seu Ivo Maciel de Souza, morador de Abelardo Luz, perdeu um filho que morreu afogado fazendo a travessia. Pra ele, a ponte vai trazer, acima de tudo, segurança, e qualidade de vida para as famílias que vivem na comunidade. “Essa ponte é uma benção pra gente. São mais de 22 anos que eu moro aqui e sempre foi essa dificuldade. Antes a gente atravessa de barco de madeira e depois ganhamos essa balsa. Mas, a dificuldade era muito grande porque à noite a balsa não opera e quando chove demais também fica impossibilitada de atravessar por conta da correnteza”, destacou o agricultor.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, investiu R$ 4,8 milhões na construção da ponte. A prefeitura ficou responsável pela construção das cabeceiras.

“Quando uma ação como essa é realizada em prol de toda uma população, não estamos falando só em qualidade de vida. Estamos falando de segurança e proteção. É acesso mais fácil na comunidade e dignidade para as famílias do interior. As famílias da comunidade merecem essa importante conquista”, disse o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.

O Prefeito de Abelardo Luz, Nerci Santin, comemorou a entrega da ponte que, segundo ele, vai ajudar dezenas de famílias no trajeto de suas casas para o centro e transportar com mais segurança os produtos da agricultura.

“Estamos reunidos hoje aqui para esse grande momento. Agradeço de coração o governador Jorginho Mello e a Defesa Civil que fizeram esse sonho virar realidade. Foram anos e anos de espera e agora temos a nossa ponte para ajudar as famílias assentadas e facilitar a travessia da nossa produção agrícola. Só alegria e gratidão neste momento”, agradece o prefeito.

Escrito por: Osvaldo Sagaz | Secom