Defesa Civil catarinense participa de reunião promovida pela ACIB sobre as barragens de contenção de cheias no Alto Vale

Nesta segunda-feira, 22, em Blumenau, ocorreu uma reunião sobre as três barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí. O encontro foi promovido pela Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). A primeira reunião sobre o tema ocorreu no início de abril e, na época, contou com a presença do governador Jorginho Mello e demais autoridades do governo estadual.

Já neste segundo encontro, a ACIB contou com a presença do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel BM Fabiano de Souza, para solucionar dúvidas e debater sobre as barragens juntamente com os membros da diretoria da ACIB.

Foto: Airton Fernandes / Ascom SDC

Ao longo da reunião, o secretário falou sobre as ações que estão previstas para todas as três barragens (Norte, Sul e Oeste), que trarão mais segurança para a população e minimizarão as consequências geradas por grandes eventos adversos de chuvas.

Estão previstas as seguintes ações:
* Contratação de serviços de manutenção eletromecânica para as três barragens. A Celesc Geração será o órgão responsável pela execução das manutenções. O início está previsto para o segundo semestre de 2024;
* Foi publicado o Edital para a contratação do serviço de inspeção de segurança nas três barragens, dessa forma, será possível obter um diagnóstico preciso dos problemas e permitirá um planejamento adequado para a recuperação e a modernização das estruturas. A abertura das propostas do Edital acontecerá em 07 de maio;
* Em março de 2024 foi concluído o serviço de limpeza e remoção de detritos das áreas de segurança e das grades das três barragens. O objetivo é aumentar a vazão da água e preservar a integridade das estruturas existentes;
* Execução de ações de recuperação , modernização e automação das estruturas: após a conclusão das inspeções especiais, será lançado um edital para contratar serviços de recuperação, modernização e automação das três barragens. O objetivo é modernizar e manter as estruturas existentes em pleno funcionamento, facilitando a gestão das operações quando necessário.

Além desse conjunto de ações, o secretário enfatizou o Proteção Levada a Sério, programa do Governo de Santa Catarina que será lançado ainda no primeiro semestre de 2024.

“O Proteção Levada a Sério será feito em duas etapas. Na etapa 1 está previsto um investimento de R$ 1 bilhão até 2026. Ao total, com a etapa 1 e 2 concluídas, o investimento será de cerca de R$ 5 bilhões. É importante frisar também que dentro do Proteção estão planejadas 26 obras, sendo 25 contemplando o Vale do Itajaí e uma contemplando a região de Tubarão”, declarou o secretário.

Foto: Airton Fernandes / Ascom SDC

Defesa Civil somos todos nós!

Informações adicionais para a imprensa:
Grasiele Aguiar / Thuana Raimondi
ASCOM  – Assessoria de Comunicação