Governo SC anuncia novas ações para auxiliar municípios atingidos pelas chuvas e balanço das TEVs

Nesta manhã de quarta-feira, 29/11, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, comandada pelo Coronel Armando, Secretário de estado, esteve juntamente com o Governador Jorginho Mello, em um evento, onde Governo de Santa Catarina e os Poderes anunciaram as ações desencadeadas conjuntamente para auxiliar os municípios afetados pelas chuvas de outubro e novembro no Estado.

O governador Jorginho Mello também anunciou um pacote complementar de ações no âmbito do Programa Recupera SC – criado em auxílio a famílias e empreendedores afetados pelas fortes chuvas no Estado. A reunião contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e secretários estaduais. Na programação, foi apresentado aos prefeitos um balanço dos pagamentos realizados por meio das TEVs – Transferências Especiais Voluntárias e ainda o anúncio do cronograma das novas transferências autorizadas aos municípios.

Santa Catarina é um dos estados do país mais afetados pelo alto volume de chuvas gerados pelo El Niño durante outubro e novembro. Em um intervalo de 60 dias, 70% dos municípios catarinenses foram atingidos pelas chuvas, o que corresponde a 209 cidades: 195 prefeituras decretaram situação de emergência e outras 14 estão em estado de calamidade pública.

Coronel Armando, falou sobre a situação que Santa Catarina vem passando, com as chuvas, e a partir dessas situações, reforçou que o trabalho é na preparação, alertas e na prevenção. “ Ninguém vence o clima, é uma situação em que se dá o alerta e se prepara para o evento, depois é dada a resposta onde entra a união e a liderança do nosso governo, das defesas civis municipais, entidades de apoio como Casan, Celesc, as secretarias de estado, todos atuando no momento. A defesa Civil trabalha na prevenção, nos alertas e na proteção. Gostaria de ressaltar o trabalho das Defesas Civis municipais, e do estado de SC, e de todos os órgãos que trabalharam conosco nesses meses, para minimizar os impactos causados pelas chuvas”.

Em um grande esforço conjunto, o Governo de Santa Catarina e os Poderes, representados pela Assembleia Legislativa (Alesc), o Tribunal de Justiça (TJSC), o Tribunal de Contas (TCE) e o Ministério Público (MPSC), aportaram recursos para a realização de repasses diretos às prefeituras. Serão R$ 150 milhões investidos nessa ação.