01h30 – Defesa Civil Estadual monitora municípios atingidos pelas chuvas no Estado

O Departamento de Defesa Civil contabiliza 12 municípios atingidos em Santa Catarina devido à forte chuva. As regiões mais atingidas são Grande Florianópolis e região sul do Estado. Até o momento, 01h30 desta quarta-feira (19), os municípios de Anitápolis, Palhoça, Nova Veneza, Criciúma, Sombrio, Araranguá, Siderópolis, Arroio do Silva, Tubarão, Maracajá, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis registraram ocorrência devido a alagamentos e deslizamentos.

O município mais atingido é Florianópolis. Nas regiões de Tapera, Carvoeira, Vila Aparecida, Santa Mônica, Rio Tavares, Caieira dos Sacos dos Limões entre outros, ocorreram alagamentos, deslizamentos e quedas de muros. As informações ainda são preliminares e não há números dos desabrigados e desalojados. As equipes estão em campo prestando atendimento à comunidade.  Mas, há registros de famílias que tiveram que deixar suas residências.

Em Anitápolis houve alagamentos na área rural e prejuízos nas estradas. Em Criciúma, devido aos alagamentos, famílias do bairro Paraíso estão em abrigo municipal.

A cidade de Sombrio registrou alagamentos em diversas ruas da área urbana e os bairros mais afetados são: São Luis e Antonio Batini. Araranguá e Nova Veneza tiveram registros de alagamentos. Em Palhoça seis bairros ficaram alagados além do centro da cidade, Ponte do Imaruim, Rio Grande, Laranjeiras, Pontal, Pagani e Barra.

Em Siderópolis o centro do município ficou alagado e houve registros de residências completamente cobertas pela água. A cidade de Arroio do Silva teve as ruas do centro alagadas com até um metro de água e estradas foram danificadas. O comércio local também foi atingido.

Tubarão registrou alagamentos de ruas, principalmente do centro do município. A cidade de Maracajá também teve ruas alagadas devido a problemas de drenagem.

Em Santo Amaro da Imperatriz, uma ponte foi destruída na localidade de Barra do Bom Jesus. Cerca de 50 famílias estão isoladas, segundo informações do município.

A Defesa Civil Estadual reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Pede-se ainda que as famílias não transitem em áreas alagadas, para o risco de se machucarem ou serem arrastadas pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento.

O órgão estadual conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Municípios atingidos:

Florianópolis