13/11 – 11:00 – Defesa Civil está monitorando a situação dos municípios afetados pelas chuvas

O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) continua, nesta quinta-feira (13/11), trabalhando em situação de alerta devido às previsões de chuva e aos problemas já registrados no estado. A situação mais crítica é no município de Itapoá, que, conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, está isolado e com 176 pessoas desabrigadas e desalojadas. A situação de emergência foi decretada na tarde de terça-feira (12).

Para auxiliar às famílias afetadas em Itapoá o Dedc está providenciando cestas de alimentos, colchões e cobertores. Como o município está sem acesso, pois os níveis dos rios Saí Mirim e Saí-Guaçu invadiram as rodovias, é possível que os mantimentos de menor porte sejam levados através de transporte aéreo.

Três das cinco pessoas que tinham sido registradas, pelo município, como desaparecidas já foram encontradas. As outras duas continuam sendo procuradas.

Em Joinville, também no Norte do estado, o número de desabrigados e desalojados diminuiu, passando para 330 pessoas. Ainda no Norte, a cidade de Garuva também registrou problemas relacionados à chuva. Vinte residências foram atingidas, deixando 20 pessoas desabrigadas e desalojadas.

Ao todo, 16 municípios registraram problemas no Dedc, porém, mais cidades podem ter sido afetadas em menor intensidade.

“Estamos monitorando, orientando e auxiliando os municípios, visando, principalmente, a segurança da população”, explica o gerente de Administração do Dedc, Valdir Valmor Weingartner.

Em todo o estado o número de desabrigados e desalojados, registrado no Dedc, nesta quinta-feira, é de cerca de 660 pessoas.

Os municípios que apresentaram problemas no Dedc são: Águas Frias,  Guaramirim, Itapoá,  Joinville, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul, Presidente Castello Branco, Benedito Novo,  Camboriú, Mondaí, Rio dos Cedros e Garuva. Dessas cidades, Itapoá e Benedito Novo já decretaram situação de emergência.

O Dedc mantém o alerta divulgado na terça-feira (11/11), sendo que a preocupação é com possíveis deslizamentos e alagamentos nas cidades que receberam maior volume de chuva; e com a região Sul, devido à previsão de chuvas fortes para tarde e noite de hoje

Devido às chuvas do mês de outubro, outros 30 municípios já tinham decretado situação de emergência. São eles:

1 – Rio dos Cedros
2 – Corupá