13h00 – Secretaria da Defesa Civil divulga boletim das ocorrências devido às chuvas no Estado

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) registrou até o momento, 13 horas, ocorrências em quatro municípios catarinenses. O alerta para volumes significativos de chuva permanece até sexta-feira (9), com totais diários de chuva entre 50 e 100mm, podendo superar esse valor em algumas localidades.

A cidade de Presidente Getúlio, conforme informações da defesa civil municipal, registrou deslizamentos de terra. O primeiro ainda durante a madrugada, na comunidade Tamanduá, as barreiras caíram sobre a via, e deixando algumas residências em risco. Outro deslizamento ocorreu na Rua Ricardo Stein, no bairro Indisquerdo, e deixou o acesso principal interrompido, mas há desvio no local. Um terceiro deslizamento está sendo monitorado pelos órgãos locais – Defesa Civil Municipal, Bombeiro Voluntário, Polícia Militar e pela secretaria de Obras da Prefeitura, fica na Rua Alfredo Hellmann, no bairro Pinheiro. A atenção está voltada para as residências próximas a área.

Em Joinville, segundo informações da Coordenadoria Regional, a defesa civil municipal já registrou pontos de alagamentos na zona sul da cidade e monitora o nível do rio Águas Vermelhas, que já está saindo do seu leito normal. As defesas civis de Joinville e Jaraguá do Sul registraram em 48 horas, o volume de chuvas de 147 e 110 mm, respectivamente. Em Joinville 65 mm da meia noite até as 12 horas.

A Defesa Civil de Joinville atendeu quatro ocorrências de deslizamentos, mas que não foi necessária a interdição das residências. Para a defesa civil, a preocupação maior é quanto o rio Águas Vermelhas e a região do Jativoca e Santa Mônica, que estão em alerta. A ponte da Rua Minas Gerais já possui água na pista, além de alagamentos na Willi Tilp.

Ainda no Norte do Estado, na SC 301, no km 110, no trecho Joinville a Campo Alegre, o local está sinalizado e em meia pista, devido a obras iniciadas pelo Deinfra para atender uma situação de deslizamento anterior as chuvas dessa semana. Em Corupá teve um ponto de deslizamento.

Na Grande Florianópolis, em Santo Amaro da Imperatriz, a defesa civil municipal informou que interditou o acesso a ponto de madeira sobre o rio Matias por medida de precaução, em razão de uma abertura em uma das cabeceiras. A Prefeitura vai aterrar e avaliar uma possível liberação do acesso.

Alerta
A Secretaria de Estado da Defesa Civil alerta para chuva de intensidade moderada a forte por alguns momentos, principalmente o Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte do Estado. Os totais diários de chuva são expressivos, com média diária variando entre 50 e 100 mm, podendo superar esse valor em algumas localidades.

Em caso de emergência
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone 199, para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou Policia Militar no 190. A Secretaria de Estado da Defesa Civil conta com atendimento de 24 horas nos telefone (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.