18 horas – Defesa Civil informa boletim das chuvas em Santa Catarina

O Departamento Estadual de Defesa Civil divulga o boletim das chuvas em Santa Catarina, atualizado às 18 horas desta segunda-feira (14). Foram impactados pelas fortes chuvas 24 municípios da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. No Estado foram afetadas 611.067 pessoas, 13.601 desalojados e 815 desabrigados. Sete decretaram Situação de Emergência: Brusque, Nova Trento, Pomerode, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Schroeder e Rio Negrinho. Um óbito foi registrado em Palhoça na manhã de segunda-feira. Valmir Carvalho Iochen, de 25 anos, caiu com o carro no rio e foi encontrado a 70 metros da ocorrência.

Conforme Ciram/Epagri, os volumes de chuva foram bastante significativos, e superaram a média mensal em apenas um dia. Pomerode e Massaranduba registraram chuva esperada para todo o mês de março em apenas 6 horas. O maior volume foi registrado em Joinville com quase três vezes mais de chuva em relação à média histórica, mas os maiores prejuízos forma no Vale do Itajaí, onde a chuva aconteceu durante toda a semana, saturando o solo e manteve o nível dos rios das bacias da região bem elevados, favorecendo os alagamentos.

Previsão
Uma frente fria em deslocamento pelo Litoral afasta a nebulosidade para o oceano, e no seu lugar, avança uma massa de ar frio e seco ao Sul do país. Este sistema garante o tempo mais firme ao longo da semana em todas as regiões. O mar permanece agitado no Litoral catarinense no início desta semana, com risco de ressaca nesta segunda e manhã de terça-feira. A altura de onda varia entre 1.5 a 2.0 m próximo a costa, com picos de 3.0 a 4.0 m afastado da costa. Desaconselha-se atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.

Relação dos municípios:

Águas Mornas