A chuva desta semana deixou cinco municípios em situação de emergência

Sexta-feira (14/11) – A chuva desta semana deixou cinco municípios catarinenses em situação de emergência, que é o reconhecimento legal do poder público da situação anormal provocada por desastres. A situação mais critica, registrada pelo Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), é no município de Itapoá, que está isolado e tem pessoas desabrigadas.

Além de Itapoá, decretaram situação de emergência as cidades de Benedito Novo, Guaramirim, Presidente Castelo Branco e Rio dos Cedros.

Outros 13 municípios registraram problemas no Dedc, relacionados à chuva forte.

A expectativa é que com a melhora do tempo os desabrigados e desalojados retornem para suas residências. O Dedc recomenda que as pessoas evitem o consumo de alimentos que tiveram contato com a água, pois podem estar contaminados e provocar doenças. A reconstrução das casas danificadas também deve cautelosa, já que acidentes no memento do reparo são comuns.