Ações coordenadas garantem normalidade para os catarinenses

Reunião do Comitê estratégico do Governo do Estado. Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina está integrando as ações do Governo do Estado, junto com as instituições do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para garantir a normalidade em território catarinense em função da paralisação dos caminhoneiros. O planejamento e coordenação da Operação ocorre no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) e tem como agência líder o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. O comitê gerencia a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e atualmente está sob a coordenação do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Charles Alexandre Vieira.

A exemplo do que ocorreu durante a Greve dos Caminhoneiros de 2018, a resposta rápida e a presença marcante do Governo do Estado está sendo fundamental para o sucesso da Operação. O objetivo dos trabalhos é a garantia da prestação de serviços essenciais para a população. Dando ênfase a distribuição de remédios alimentos e combustíveis, como a distribuição de vacinas contra a Covid-19 que foi realizada sem interrupções. As ações estão sendo exitosas e garantindo a normalidade em Santa Catarina. Ainda na manhã da sexta-feira (10) todos os bloqueios foram desmobilizados.

A utilização das estruturas dos CIGERDs e dos protocolos de ação se mostraram fundamentais para a gestão da crise. No CIGERD Estadual, em Florianópolis, a situação é acompanhada minuto a minuto por representantes do GRAC que orientam as ações em campo. Em paralelo, através do Centro de Informação Pública, sob a coordenação da Secretaria de Comunicação do Estado, estão sendo emitidas informações confiáveis sobre a situação para os veículos de imprensa e para a população.

No interior do Estado não foi diferente, um exemplo é a reunião que foi realizada no CIGERD de Xanxerê entre as instituições do GRAC Regional e integrantes do movimento dos caminhoneiros na Região. O encontro foi organizado para a liberação de rodovias da Região a pedido do Ministério Público de Santa Catarina, que também integra o GRAC.

Segundo o chefe da DCSC, David Busarello a situação já estava sendo monitorada pelo Centro Integrado de Operação nas semanas anteriores a paralisação. Esse foi um fator que permitiu a mobilização ágil de todos os órgãos logo após a determinação do Governador Carlos Moisés. Ele destaca que as ações se estenderão até o retorno total da normalidade. “A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) é um órgão integrador que busca incentivar a parceria e o entrosamento entre todas as estruturas estaduais. Nesse contexto mais uma vez o Governo do Estado está se mostrando proativo e assertivo na condução das atividades”, destacou Busarello.

Participaram das operações a Polícia Militar (PMSC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícia Civil (PCSC), Casa Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Militar (PRM).

Reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) na sala de crise do CIGERD. Foto: Flávio JR DCSC