Ações da Defesa Civil SC são apresentadas em Itajaí

WhatsApp Image 2017-03-15 at 10.35.18

As ações de prevenção e todo o planejamento da secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina foram apresentadas em Itajaí. Durante a palestra realizada na Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (14), o secretário de Estado Rodrigo Moratelli explicou os principais projetos, em especial no Vale do Itajaí. O secretário disse que o conjunto de obras de prevenção no Vale do Itajaí é um avanço para os catarinense que estarão mais protegidos.

Moratelli destacou a cobertura de todo o território Catarinense por radares meteorológicos ainda em 2017; o envio de alertas por meio de SMS e integração com outras plataformas; a instalação de 20 Centros Regionais da Defesa Civil  e o Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres – Cigerd; o mapeamento de risco geológico e hidrológico e plano de contingência nos 295 municípios;  20 seminários e oficinas regionais que começam em abril até setembro; e o projeto de prevenção de cheias no Vale do Itajaí.

IMG 0720

Melhoramento no Alto Vale

O Alto Vale já conta com a sobre-elevação das barragens de Ituporanga e Taió que aumentaram a capacidade de armazenamento de água para proteger a população abaixo delas. Juntas com a barragem de José Boiteux, armazenam cerca de 560 milhões de metros cúbicos de água.

Está previsto ainda para 2017 a execução das barragens em Mirim Doce, Petrolândia e Botuverá que irão diminuir os efeitos de cheias na região.

Há também projetos de duas pequenas barragens em Pouso Redondo e Agrolândia e uma em Braço do Trombudo. Porém, precisam de aprovação popular. O projeto no Alto Vale também prevê 21km de melhoramento na calha do rio em Taió, Rio do Sul e Lontras e um canal extravasor em Salto Pilão. “Com esse complexo de obras previstas, não teríamos a recorrência de cheias igual a ocorrida no ano de 1983”, frisou Moratelli.

Melhoramento Fluvial Médio Vale

No Médio Vale, há projetos de um canal extravasor em Rio dos Cedros; melhoramento na calha do rio Benedito Novo e dos Cedros em Timbó; aprofundamento da calha no rio Itajaí na região de Indaial; diques e oito estações de bombeamento na região de Gaspar e Blumenau e um túnel extravasor em Blumenau. “Essas obras construídas, poderemos evitar os efeitos das cheias igual aquela que ocorreu em 1984”, disse o secretário.

Melhoramentos no Rio Itajaí Mirim

Além da barragem de Botuverá, há projetos de dragagem do canal retificado do rio Itajaí Mirim; revitalização do rio Itajaí Mirim antigo e instalação de duas comportas. A importância das obras foi destacada pelo prefeito Volnei Marastoni quando fez uso da palavra no plenário. Somadas às obras do rio Itajaí – Açu, esse conjunto de prevenção evitará os efeitos das cheias que aconteceram em 2008.

Melhoramento fluvial Foz do Rio Itajaí Açu

Neste ponto, o secretário destacou projetos de diques e estações de bombeamento em Ilhota; dragagem no rio Itajaí-Açú entre a ponte da BR 101 e o porto de Navegantes/ Itajaí e a obra que dá início de tudo para melhorar o rio Itajaí Açú – canal extravasor em Navegantes.

Depois de licenciado será preciso fazer um Master Plan (plano de implantação) focado em parcerias  público privada e consórcio integrado de redesenvolvimento urbano, contemplando:

• Nova área portuária com 240 hectares

• Novo sistema viário

• Nova área para desenvolvimento industrial/comercial vinculado ao canal extravasor

• Nova centralidade

• Nova área comercial para o bairro Gravatá

• Condomínio náutico com mais de 1.000 Lotes

• Nova integração com o aeroporto internacional

• Parque municipal (reserva legal vinculada ao empreendimento, com 3 pontos de exploração de hotelaria ecológica)

• Sistema de drenagem pluvial, de coleta e tratamento de esgoto

Todo esse conjunto de obras de melhoramento fluvial está baseado no estudo de prevenção realizado pela Agência Japonesa de Cooperação – Jica. Após a apresentação do secretário, o governador Raimundo Colombo também falou da importância dos projetos e que isso está se tornando realidade. Um exemplo disso é a sobre-elevação das barragens em Taió e Ituporanga.

IMG 0735

Colombo citou a criação da secretaria de Estado da Defesa Civil em 2011 e a criação do Fundo de Proteção de Defesa Civil e isso contribuiu para o avanço dos projetos de mitigação. O governador também lembrou que através da parceira como o governo Federal essas obras também estão se concretizando. “Avançamos muito desde que criamos a Secretaria da Defesa Civil em 2011. Preparamos os projetos, tratamos das questões de licenciamento ambiental, buscamos os recursos e garantimos uma importante parceria com o governo federal. Agora, ainda temos muito o que fazer, mas estamos entregando obras estratégicas que farão diferença para os catarinenses”, afirmou Colombo.

O governador ainda comentou que durante a viagem ao Japão numa visita de agradecimento a Jica, ele comparou o rio que tem na cidade de Tóquio com o rio Itajaí. “Os dois têm a mesma proporção e graças ao melhoramento fluvial feito há mais de 100 anos lá, as pessoas convivem com o problema de cheias sem ter danos”, comentou. Com o estudo apontado pela Jica, isso também será possível para a população do Vale do Itajaí.

Além da presença do governador Raimundo Colombo, a palestra contou com a presença de deputados, senadores, prefeitos, vereadores, lideranças locais e regionais e população em geral.

Assista aqui a palestra: Palestra: Ações de Prevenção de Cheias no Vale do Itajaí