Agência Jica expõe pré-projeto anticheias em Rio do Sul

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, promoveu nesta quarta-feira (27) um workshop sobre o pré-Projeto de Prevenção de Enchentes do rio Itajaí. Na ocasião, foi discutido o Processo de Integração do Sistema de Alerta e de Operação de Barragens, ministrado por especialistas da Agencia de Cooperação Japonesa (Jica) e outras explanações dadas por técnicos governamentais, no auditório da Unidavi, em Rio do Sul.

Fonte: SDR Rio do Sul

O evento consta do termo de cooperação entre o Governo do Estado e a agência Jica, para a elaboração do Projeto de Prevenção de Desastres Naturais na Bacia do Itajaí, que prevê trocas de experiências e repasse de tecnologias anticheias para equipes da Defesa Civil e secretarias de Obras dos municípios da região.

Para o gerente regional da Defesa Civil no Alto Vale do Itajaí, Jefferson de Souza, o relato final do estudo de viabilidade apontará muitas direções e prevê ações que certamente mitigarão as catástrofes climáticas no Vale do Itajaí, cabendo à recém criada Secretaria de Defesa Civil, à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, e aos outros órgãos envolvidos, optar pelas melhores soluções elencadas, das tantas escolhidas democraticamente nestas reuniões.

O contrato entre o Governo do Estado e a agência japonesa de cooperação Jica, para elaboração de estudos preparatórios para o Projeto de Prevenção, prevê a apresentação do projeto final ao Governo e à sociedade em outubro.