Alerta 17/02/2014 (4)

Alerta para mar agitado com risco de ressaca: Entre segunda e o início de terça-feira (17 a 18/02) há risco de ressaca com ondas de até 2,5 m no litoral e acima de 3,5 m em mar aberto. Há perigo à navegação e áreas mais suscetíveis no litoral podem sofrer com problemas de erosão costeira durante os picos de maré alta. Fonte: Epagri/Ciram. Maiores detalhes acesse o link leia mais.

Previsão para a Defesa Civil

Segunda-feira (17/02): Sol com poucas nuvens no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol e condições de chuva especialmente no Litoral, com maiores acumulados previstos para o Litoral Norte, nas áreas mais próximas do Paraná (30 a 50mm). Restante do Litoral – 10 a 20mm. Temperatura mais amena em boa parte do Estado, se elevando mais no Oeste e Meio Oeste.

Alerta para o Litoral: Mar agitado com risco de ressaca. Observação: ventos de sudeste a leste de 50 a 70km/h. 

Sistema Meteorológico: circulação marítima (ventos intensos de sudeste a leste vão manter o fluxo de umidade do mar em direção ao continente) influenciando o leste de SC.

Terça-feira (18/02): Predomínio de sol no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol e condições de chuva especialmente no Litoral, de forma mais contínua na madrugada, manhã e à noite. Previsão de acumulados: 10 a 20mm. Temperatura em elevação no Oeste e Sul de SC.

Alerta para o Litoral: Mar agitado com perigo à navegação. Observação: Ventos de sudeste a leste de 40 a 60km/h. 

Sistema Meteorológico: circulação marítima (ventos intensos de sudeste a leste vão manter o fluxo de umidade do mar em direção ao continente) influenciando o leste de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira ainda ocorre chuva no Litoral, especialmente na madrugada, manhã e à noite, por influência da circulação marítima. No decorrer do dia, o sol aparece entre algumas nuvens em todo o Estado. Na quinta-feira, predomínio de sol e chance de pancadas isoladas de chuva à noite no Oeste e Meio Oeste. Na sexta-feira tempo instável com condições de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, e nas demais regiões entre a tarde e noite, devido a formação de uma frente fria no Sul do Brasil. Temperatura em elevação. Observação para quinta e sexta-feira: descarga elétrica.

Recomendações da Defesa Civil:

Mar agitado e ressaca: perigo a navegação e a atividades de pesca. Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e de inundações costeiras durante os picos de maré alta. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil