Alertas 18/06/2014 (4)

Observação Meteorológica 15:45h – 18/06/2014: Pancada de chuva com descarga elétrica no Planalto e Litoral Norte nas próximas 3 horas.

Atenção Meteorológica 18/06/2014: Quarta-feira (18) mar agitado no Litoral de SC, devido a intensificação do vento sul, associados a uma intensa massa de ar frio que avança pelo Sul do Brasil. Na quinta-feira (19), os ventos ainda ficam intensos com rajadas de 60 km/h e as ondas permanecem altas, com picos de 3,5 m em áreas afastadas da costa, trazendo risco para as pequenas e médias embarcações.

ESTADO DE ALERTA: Níveis dos Rios no Planalto Norte continuam em cota de emergência, a maioria está baixando lentamente, e em alguns locais continuam subindo, porém com tendencia a estabilidade. A passagem de uma frente fria pelo Estado, deixa o tempo instável com muitas nuvens e chuva isolada, principalmente do Planalto ao Litoral de SC.

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (18/06): Tempo instável em SC, com muitas nuvens e chuva isolada, principalmente do Planalto ao Litoral de SC.

Observação: rajadas de vento de 50 e 60km/h com mar agitado no Litoral de SC, e queda muito acentuada de temperatura a partir da tarde. Pequena chance de neve no Planalto Sul entre no fim da tarde e noite.

Sistema Meteorológico: instabilidade associadas a uma frente fria em deslocamento pelo oceano, em frente ao Litoral de SC e PR. Avanço de sistema de alta pressão (letra A) pelo RS.

carta 20140618

Carta sinótica  – 18/06/2014 – 06h (UTC) – Fonte: SDC Monitoramento

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (19/06): Nevoeiros e mais nuvens na madrugada e ao amanhecer em boa parte de SC. Durante o dia presença de sol com poucas nuvens. Temperatura baixa.

Atenção: rajadas de vento de 50 e 70km/h, as ondas permanecem altas, com picos de 3,5 m em áreas afastadas da costa, trazendo risco para as pequenas e médias embarcações. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer. Frio intenso com pequena chance de neve no Planalto Sul na madrugada. Formação de geada ao amanhecer no Oeste, Meio Oeste, Planalto e nas áreas altas do Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) no Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (20), no sábado (21) e no domingo (22/06), tempo estável com nevoeiros ao amanhecer, temperatura baixa na madrugada e amanhã e agradável com presença de sol à tarde.

Observação: nas madrugadas de sexta-feira (20) e de sábado (21), formação de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, em áreas altas do Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul na sexta-feira (20).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta