Almoço e hospedagem garantidos aos delegados.

ARTE DATA

A Secretaria de Estado da Defesa Civil garante aos delegados a hospedagem e almoço durante a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O Evento ocorre nos dias 26 e 27 de março na Pousada Rural/Sesc, em Lages na Serra Catarinense.

Haverá explanação da temática da segunda edição do evento, “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

O encontro prevê incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional. A legislação prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral, adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres.

Os objetivos já foram traçados.

1. Avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – 1ª CNDC;
  2. Promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e defesa civil;
  3. Avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei 12.608/12;
  4. Propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil;
  5. Promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC;
  6. Fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para chegar a etapa Estadual, foram realizadas 22 Conferências Intermunicipais em Santa Catarina, 02 Municipais e uma Livre, da Udesc. Mais de 3 mil pessoas passaram pelas edições, que definiram os delegados que vão estar presentes na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, que deve reunir cerca de 600 pessoas. Os participantes são:

• Agentes da Defesa Civil
  • Poder público
  • Sociedade civil
  • Conselhos e entidades profissionais
  • Conselhos de políticas públicas
  • Comunidade científica

Todos terão voz nos grupos que estarão divididos para facilitar as discussões. Nesses dois dias, além das discussões previstas, serão eleitos os delegados que vão representar o Estado na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorre entre os dias 27 e 30 de Maio, em Brasília, no Distrito Federal.